Exército israelita demoliu posição dos capacetes azuis no Líbano

2 horas atrás 17

20 out, 2024 - 19:56 • Ricardo Vieira, com Reuters

UNIFIL acusa Israel de "flagrante violação do direito internacional e da resolução 1701 do Conselho de Segurança.

O Exército israelita demoliu, este domingo, uma torre de observação e uma vedação numa posição dos capacetes azuis da ONU, no sul do Líbano. Não há registo de feridos.

Com recurso a uma retroescavadora, os soldados de Israel avançaram sobre a posição dos capacetes azuis, na zona de Marwahin.

A denúncia é feita pelas forças de manutenção da paz, UNIFIL, naquele que é mais um incidente entre Israel e as Nações Unidas naquele país.

A UNIFIL acusa Israel de "flagrante violação do direito internacional e da resolução 1701 do Conselho de Segurança, com o ataque contra a posição dos capacetes azuis.

“Continuaremos a realizar as tarefas que nos são atribuídas para monitorizar e reportar”, refere a UNIFIL, na rede social X (antigo Twitter).

Na semana passada, 15 capacetes azuis ficaram feridos na sequência de ataques no Líbano.

Na semana passada, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que retire imediatamente os capacetes azuis no Líbano "para um local seguro".

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo