Exército russo toma cidade ucraniana de Nova Iorque na região de Donetsk

1 mes atrás 43

Na sua ofensiva, as tropas do grupo militar Centro eliminaram um grande contingente de tropas inimigas que defendiam a cidade de 3.000 habitantes (mais de 10.000 antes da guerra), anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

A Rússia sublinha que Nova Iorque (Novgorodskoye, para os russos) é uma das cidades mais importantes e "um importante centro logístico" nas imediações do bastião de Toretsk.

Em 2021, a Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) restaurou o nome de Nova Iorque, que a cidade recebeu em meados do século XIX.

Precisamente, Toretsk e Pokrovsk são dois dos principais objetivos da atual ofensiva russa em Donetsk, que permitiu aos russos conquistar várias centenas de quilómetros quadrados de território.

As forças russas conquistaram Nova Iorque nos primeiros meses da campanha militar, mas as tropas ucranianas recapturaram-na pouco depois.

Na segunda-feira, as unidades do grupo Centro tomaram também a cidade de Zalizne no seu avanço em direção a Toretsk.

Enquanto o Exército russo avança no Donbass, as tropas ucranianas já controlam 92 cidades na região russa de Kursk, segundo o Presidente Volodymyr Zelensky.

A incursão na fronteira ucraniana completa hoje 15 dias sem que as tropas russas tenham conseguido expulsar o inimigo do seu território.

Leia Também: Moscovo convoca diplomata por reportagens em zona controlada por Kyiv

Ler artigo completo