Expectativas desmedidas tramaram Xavi: «Parece que temos a vida em risco, é cruel»

8 meses atrás 44

A derrota caseira do Barcelona frente ao Villarreal (3-5) culminou com Xavi Hernández a anunciar que sairá do clube no final da temporada e este rapidamente tornou-se no tema do momento no futebol espanhol. Como seria de esperar, em véspera de novo jogo do emblema catalão, a revelação trouxe sequelas.

«Acho que o trabalho não tem sido valorizado o suficiente e isso causa desgaste. É assim que me sinto, e não é por não aguentar a pressão. Chegámos num dos momentos mais difíceis da história do clube e precisávamos de uma reação com mais entusiasmo», começou, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Osasuna.

«Temos de refletir, porque há um problema com as exigências desta posição. Parece que temos a vida sempre em risco e isso é cruel. Mesmo superando o Real Madrid na Liga, ninguém valoriza. Tenho contado a história, mas não a aceitam. É um problema do ambiente do clube e das exigências sobre mim.»

Xavi Hernández
Barcelona
Total

122 Jogos
75 Vitórias
21 Empates
26 Derrotas

232 Golos
133 Golos sofridos

ver mais �

Xavi revelou que a decisão já estava tomada «desde o início da temporada», o que surpreendeu, tendo em conta que o treinador tinha assinado um novo contrato em setembro, com 2023/24 já em andamento. De resto, o antigo médio agradeceu o apoio recebido nas últimas 48 horas:

«Fiquei surpreendido com as chamadas e mensagens. Muitos jogadores também vieram falar pessoalmente e o que mais importa para mim é a qualidade humana. Deixaram-me emocionado. Espero uma reação positiva, para darmos um passo em frente. Dependemos muito da inspiração dos jogadores», atirou.

Saída prematura não invalida regresso

Treinador de 44 anos vai deixar Barcelona no final da temporada @Getty /

Desde novembro de 2021, atura em que agarrou o cargo como sucessor de Ronald Koeman, Xavi registou 75 vitórias em 122 jogos e levou os blaugrana à conquista de uma Liga Espanhola e uma Supertaça, ambas na temporada passada. A saída poderia manchar o legado, construído principalmente como jogador, mas o regresso não está fora de questão...

«Não descarto um regresso. Sou um homem do clube e o Barça vai ter-me para o que precisar, mas por agora penso que não precisam de mim», revelou, esta terça-feira. «O trabalho não é valorizado, fazem-te sentir inútil todos os dias. Ouvi isso a falar com o Pep, também aconteceu com o Valverde e vi o Luis Enrique sofrer.»

O Barcelona volta a entrar em campo esta quarta-feira, na receção ao 11º classificado Osasuna. Arranca, pelas 18h00, o início do fim da era Xavi no comando técnico dos catalães, que estão a 11 pontos do líder Girona.

Ler artigo completo