Expofranchise aposta em tecnologia e diversificação

2 horas atrás 32

A 27ª edição conta com expositores de diferentes segmentos, palestras e espaço interativo, naquela que é a maior feira de franchising da Península Ibérica e acontece a 18 e 19 de outubro.

O franchising é um sector em evolução, “que não para de crescer e gerar novos negócios em Portugal”. A 27ª edição da Expofranchise ocupa o Pátio da Galé, a 18 e 19 de outubro, “conta com stands de cerca de 50 marcas, palestras de especialista e ser um valioso ponto de encontro de network”, refere a organização. “Marcas de vários segmentos proporcionarão aos visitantes a oportunidade de experimentar os seus produtos e serviços ao vivo, por meio de realidade virtual e equipamentos como óculos quest e carro VR”.

“O franchising mantém-se como uma rede dinâmica e atrativa. Grandes empresas na área da tecnologia e startups olham para o franchising nos seus processos de expansão. O franchising continua a ser uma excelente opção para a ampliação das empresas, não só a nível nacional, como internacional. Pois é um sector que procura constantemente reinventar-se e adaptar-se às mudanças do mercado”, afirma Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF), organizadora da Expofranchise, citada pelo comunicado.

Marcas como o Doutor Finanças, recentemente reconhecido no Portugal Fintech Report 2023 pela sua inovação no sector financeiro, e a Aqui Obras, que inicia o seu trajeto no mercado das remodelações em Portugal, com um foco na inovação tecnológica e sustentabilidade, reforçam a relevância da tecnologia na Expofranchise deste ano.

Esta edição da feira também é marcada pela diversificação dos segmentos disponíveis entre os stands. Quem visitar a feira encontrará uma lista de participantes que abrange uma ampla gama de sectores, como restauração (Portugália, Nata Lisboa, Fireaway Pizza, Seventh Brunch, Enjoy Joy, La Mafia Se Sienta A La Mesa), saúde e bem-estar (Bodyconcept, Fitness,  Vivafit, CK Pilates, Techbody), imobiliário (Remax, UNU, Realty One, Century 21), finanças (Maxfinance, Doutor Finanças), serviços especializados (Glassdrive, Melom, Chaviarte, Aqui, Midas, Lavanteria, Office Evolution, House Shine) e distribuição (My Auchan, Meu Super, Mosqueteiros), entre outros.

Na zona da Expofranchise Experience, “as marcas demonstrarão como estão a integrar soluções tecnológicas nas suas operações e estratégias de crescimento. Nesse espaço, totalmente dedicado à interação, os visitantes poderão mergulhar em experiências de realidade virtual, participar em jogos interativos e apreciar como a tecnologia está a moldar o futuro do franchising”.

Diversos negócios digitais e tecnológicos estão a expandir para o franchising. Um exemplo disso é a Assembly, uma escola de tecnologia para todas as idades, que traz uma imersão no mundo virtual. No experience, o franchising da Assembly terá o Job Simulador-Office Worker, com óculos quest, no qual o visitante poderá assumir o papel de um trabalhador numa empresa, onde terá de enfrentar tarefas como criar apresentações e redigir textos, além de participar em eventos da empresa. Já no jogo Gran Turismo, os aficionados pela velocidade poderão ter uma experiência imersiva de conduzir a altas velocidades, por meio de um carro VR e Óculos PS.

Já o franchising da School of Rock promete muita música. Quem participar do experience vai ter a chance de ter uma banda de rock and roll e entender toda a estrutura dos bastidores de um concerto. Pode-se ficar fixo em um instrumento ou tocar com a banda, a depender do tempo disponível.

A Associação Portuguesa de Franchising (APF) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, constituída em 1987. Assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do franchising em Portugal enquanto sistema de desenvolvimento empresarial e como solução para a criação e expansão das PME no mercado interno e internacional. Pretende contribuir de forma ativa para a dinamização do empreendedorismo em Portugal e a criação de negócios através do sistema de franchising.

É igualmente objetivo da APF a criação de parcerias e ligações privilegiadas com o meio académico, a comunidade financeira e investidora. A APF quer afirmar-se ainda como interlocutor privilegiado junto do poder político e demais entidades públicas com intuito de dinamizar o mercado interno de franchising e alavancar a expansão internacional dos seus associados.

A APF disponibiliza junto dos seus associados a extensa rede de contactos internacionais com as quais a associação tem parcerias, bem como o acesso às principais associações mundiais de franchising no qual se faz representar mundialmente. Nesse sentido, representa os seus associados nas principais organizações internacionais de franchising e junto dos organismos governamentais e institucionais do país.

Em 2018, a APF, na figura da sua diretora-geral Cristina Matos, foi eleita para ocupar a cadeira de chairman da World Franchise Council Task Force.

Ler artigo completo