Exportações de vinhos portugueses atingiram os 928 milhões de euros em 2023

7 meses atrás 104

“No que diz respeito ao valor total das exportações, observa-se que dentro da União Europeia, os vinhos portugueses registaram 406,9 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 2,40% em valor e 3,35% em volume, e os países terceiros representaram 521 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 0,17%% em valor e 0,54% em volume”, lê-se no comunicado da ViniPortugal, a Associação Interprofissional do Vinho.

As exportações de vinhos portugueses atingiram, em 2023, os 928 milhões de euros em valor e os 319 milhões em litros, de acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal. Verificou-se um aumento do preço médio por litro para 2,90 euros, o que representou mais 0,66% em relação ao período homólogo, segundo a associação.

“No que diz respeito ao valor total das exportações, observa-se que dentro da União Europeia, os vinhos portugueses registaram 406,9  milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 2,40% em valor e 3,35% em volume, e os países terceiros representaram 521 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 0,17%% em valor e 0,54% em volume”, lê-se no comunicado da ViniPortugal, a Associação Interprofissional do Vinho.

Em termos de mercados, França foi o país que mais importou vinhos portugueses, com um valor de 103 milhões de euros, seguido pelos EUA com um valor de 100 milhões de euros. Em terceiro lugar encontra-se o Reino Unido com 88 milhões de euros.

A ViniPortugal disse que, em 2023, o mercado brasileiro teve um crescimento exponencial no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses com 80 milhões de euros, mais 9 milhões de euros do que em 2022.

Portugal ultrapassou mais uma vez a Argentina e tomou o segundo lugar nas importações em volume (25.855.926). Num mercado que cresceu cerca de 1% nas importações, Portugal conseguiu um bom crescimento, de cerca de 8%, ao contrário de Chile e Argentina, que baixaram as suas exportações para o Brasil.

“Como já tínhamos previsto e em grande parte devido ao contexto mundial que estamos a viver, as exportações de vinhos portugueses tiveram uma ligeira quebra em 2023, contudo uma descida menor do que a esperada”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

“O comércio mundial de vinhos caiu muito em 2023, por razões diversas (inflação, taxas de juro, aumento do custo de vida, duas guerras, instabilidade económica nas famílias, entre outros fatores), o que levou a que as nossas exportações tenham baixado. Ainda assim, os dados dos nossos concorrentes a nível mundial apontam para quedas muito superiores à nossa, significando que, apesar de tudo, Portugal aumentou a sua quota no mercado mundial de vinhos”, acrescenta.

“De notar que as exportações sem vinho do Porto estão em linha com 2022, ou seja, 620 milhões de euros e 263 milhões em volume, uma diferença 492 milhões em relação ao período homólogo. Os principais mercados foram Brasil, EUA e Reino Unido”, refere a ViniPortugal.

Ler artigo completo