Falha informática suspende ligações aéreas no aeroporto de Eindhoven

1 mes atrás 56

Em comunicado o aeroporto dá conta de que este problema não deverá ser resolvido até ao início da tarde. Falha informática está também a afetar vários serviços governativos.

Uma falha informática levou à suspensão das ligações de e para o aeroporto de Eindhoven nos Países Baixos. “Atualmente, o tráfego aéreo não é possível no aeroporto de Eindhoven devido a uma avaria. A causa está a ser investigada. Não se espera que o problema esteja resolvido até, pelo menos, ao início da tarde”, escreveu o aeroporto em comunicado divulgado pelo jornal “NL Times” esta quarta-feira.

A Royal Air Force informou na rede social X que um problema na rede informática poderá estar na origem desta interrupção. “Ainda não é claro quando é que esta falha será corrigida. Estamos a trabalhar arduamente para encontrar uma solução”, disse a Força Aérea, que também utiliza o aeroporto.

Cerca de 58 voos estavam programados para aterrar em Eindhoven esta quarta-feira, incluindo 21 com chegada prevista para antes das 13h00. Até ao momento, a Transavia cancelou quatro voos e dois voos da Ryanair foram desviados para Düsseldorf, na Alemanha.

Das 57 partidas agendadas para o dia de hoje, 24 deveriam levantar voo antes das 13h00. Cinco deles foram cancelados, incluindo quatro da Transavia e um da Ryanair.

De resto vários serviços do governo neerlandês estão também a ser afetados desconhecendo-se até ao momento se esta falha informática no aeroporto está relacionada.

A Guarda Costeira responsável pelos controlos de passaportes nos aeroportos e portos marítimos e também pelos serviços de monitorização de fronteiras está a ter problemas técnicos desde a noite de terça-feira.

Já os serviços de emergência de Utrecht também foram afetados. “Existe atualmente uma perturbação nacional que está a perturbar o sistema habitual de alarme e comunicação dos serviços de emergência”, indicou o gabinete regional dos serviços de emergência de Utrecht, sendo que os cidadãos dos Países Baixos também estão a ter dificuldade em marcar consultas online para a vacinação contra a Covid-19.

Ler artigo completo