Fazer ‘overclock’ rebenta fusível escondido no processador Ryzen Threadripper 7000

5 meses atrás 65

Ao ser descoberto um fusível oculto que rebenta quando é feito overclock (na prática, ir acima da velocidade de relógio máxima estabelecida pelo fabricante) ao CPU Ryzen Threadripper 7000, surgiu a teoria de que tal seria usado pela AMD para invalidar as garantias dos componentes. A fabricante confirmou ao Tom’s Hardware que tem este sistema em curso, mas que o rebentamento do fusível ou o oveclock por si só não significam uma perda de garantia, somente se houver danos daí resultantes no processador.

A AMD, como sempre, não está contra o oveclocking e, para o sublinhar, até faz campanha com o suporte ao overclock nas plataformas WRX90 e TRX50. A teoria do fusível e da garantia surgiu numa captura de ecrã publicada pelo utilizador da rede social X, David Huang, na qual se lia que “o modo de overclocking vai ser permanentemente ativado para este processador e efetivamente invalidar a garantia, como referido previamente”.

O Tom’s Hardware clarifica que algumas placas-mãe Threadripper têm duas mensagens de erro, uma da AMD e outra do fabricante da placa, com a AMD a querer eliminar estas últimas por não representarem a sua posição oficial quanto aos Ryzen Threadripper Pro 700 e não Pro.

A integração de fusíveis ocultos é uma prática cada vez mais comum, com a AMD a já ter aplicado esta ‘receita’ em modelos anteriores.

Ler artigo completo