FBI abre investigação criminal a queda de ponte em Baltimore

5 meses atrás 50

O FBI abriu uma investigação criminal ao colapso da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos EUA, avança o Washington Post.

De notar que o incidente aconteceu no passado dia 26 de março, depois de um navio porta-contentores ter embatido num pilar de apoio. 

De acordo com o diário norte-americano, que cita duas fontes, a investigação criminal federal vai incidir, em parte, no navio e no facto de a sua tripulação ter deixado o porto de Baltimore sabendo que o cargueiro tinha graves problemas no sistema.

Já à Associated Press, outra fonte familiarizada com o assunto confirmou a informação, referindo que a mesma se centra nas circunstâncias que levaram ao acidente e se todas as leis federais foram cumpridas.

Recorde-se que o navio, com o nome Dali, deixou o porto de Baltimore na madrugada de 26 de março, carregado, e com destino ao Sri Lanka, quando embateu num dos pilares de suporte da ponte, provocando o seu colapso.

Os funcionários que seguiam a bordo ainda emitiram um aviso ‘mayday’, que permitiu que as autoridades conseguissem cortar o trânsito, mas, ainda assim, seis pessoas foram dadas como mortas – tendo apenas sido recuperados três corpos.

A ponte Francis Scott Key (batizada em homenagem ao autor da letra do hino dos Estados Unidos) era a maior desta cidade do estado de Maryland, com 2.632 metros de comprimento, e suportava a passagem de mais de 11 milhões de veículos por ano.

Imortalizada na série norte-americana 'The Wire', começou a ser construída sobre o rio Patapsco em 1972 e foi inaugurada em 23 de março de 1977.

Leia Também: Canal alternativo para porto de Baltimore deverá abrir no final de abril

Ler artigo completo