FC Porto e as grandes penalidades: uma relação que vem sendo cruel para os dragões

6 meses atrás 65

Na noite desta terça-feira, em Londres, o FC Porto foi eliminado dos oitavos de final da Liga dos Campeões, após perder diante do Arsenal nas grandes penalidades. Aliás, quando as decisões são endereçadas para a marca dos onze metros, os dragões sofrem.

Há 14 anos que o FC Porto não vence um desempate por grandes penalidades: em janeiro de 2010, venceu o Belenenses na Taça 🇵🇹 (10-9) pic.twitter.com/fTPrNFwE1h

— Playmaker (@playmaker_PT) March 12, 2024

Quem o garante é a história. Se olharmos para os dados do Playmaker, o FC Porto já não vence num desempate por grandes penalidades há mais de 14 anos. A última vez foi diante do Belenenses, em janeiro de 2010, num duelo a contar para a Taça de Portugal.

Os azuis do norte bateram os do Restelo (por 9-10) e avançaram para os quartos de final da prova rainha, numa edição que viriam mais tarde a vencer.

Desde então, os dragões somam oito derrotas consecutivas no desempate por grande penalidades. Esta (contra o Arsenal) foi a primeira registada para as competições europeias; as restantes sete foram consumadas dentro de portas.

O Sporting é maior responsável por este mau registo, tendo em conta que eliminou o FC Porto em quatro dessas sete vezes. Além dos leões, Benfica, SC Braga e GD Chaves também derrotaram os dragões da marca dos onze metros.

8.ª derrota consecutiva do FC Porto no desempate por grandes penalidades:
2014 Benfica (Taça Liga)
2016 SC Braga (Taça)
2016 Chaves (Taça)
2018 Sporting (Taça Liga)
2018 Sporting (Taça)
2019 Sporting (Taça Liga)
2019 Sporting (Taça)
2024 Arsenal (Champions) pic.twitter.com/4ALOA1K3IL

— Playmaker (@playmaker_PT) March 12, 2024

Ler artigo completo