FC Porto e mais 76 equipas: III Divisão Feminina com recorde de participantes

1 mes atrás 44

A Federação Portuguesa de Futebol informou, esta sexta-feira, que a edição 2024/25 da III Divisão Nacional vai contar com um número recorde de participantes. 

Entre FC Porto e UD Leiria, algumas das novidades para esta nova edição, a FPF revelou que este terceiro escalão vai ser disputado por 77 equipas

«São mais dez formações do que o número que disputou a competição da temporada passada. Em 2022/23 a prova teve 69 clubes e nas épocas anteriores 58 (2021/22) e 32 (em 2020/21 inscreveram-se 48, mas o formato sofreu alterações devido ao impacto da pandemia)», pode ler-se na nota oficial. 

Formato começa com 13 (!) séries 

No que respeita ao formato, recorde-se que estas 77 equipas serão, numa primeira fase, divididas por 13 séries, definidas por localização geográfica. 12 delas serão compostas por seis equipas, enquanto uma ficará com cinco. 

Em cada série, os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

De seguida, os primeiros classificados de cada série e os três melhores segundos classificados de entre as séries, num total de 16 clubes, apuram-se para a 2.ª Fase. Os restantes clubes apuram-se para a Taça Nacional Feminina de Promoção.

Destes 16 clubes, divididos por duas séries, dois são diretamente promovidos à II Divisão: isto é, o primeiro classificado de cada uma das séries. O 2º classificado de cada uma das séries vai, ainda, disputar um play-off. 

O sorteio, recorde-se, realiza-se na próxima segunda-feira, às 15 horas. 

Novo formato em 2025/26

Note-se que esta presente edição será a última da III divisão neste formato, uma vez que a partir de 2025/26 vai ser criada a IV Divisão feminina. Este quarto escalão não terá limite de equipas inscritas, à semelhança do que acontece atualmente com a III Divisão. 

Nessa época, a III Divisão vai passar a ter um limite de 12 equipas, ao passo que a II Divisão mantém as 16. Contudo, também o segundo escalão sofre mudanças, mas tardias: em 2026/27, que será já a segunda época com dez equipas na Liga BPI e com a existência de um quarto escalão, a II Divisão fica mais curta, passando de 16 para 12 equipas.

Confira, em baixo, todas as alterações previstas.

As mudanças @FPF

Ler artigo completo