FC Porto fecha estágio na Áustria com chave de ouro

2 meses atrás 45

O FC Porto encerrou, esta terça-feira, o estágio de pré-temporada em terras austríacas com mais uma vitória. A formação orientada por Vítor Bruno bateu o Sturm Graz, campeão austríaco em título, por 0-2 e chegou às sete vitórias em outros tantos jogos de pré-temporada.

Numa altura da época em que os resultados são, porventura, o que menos importa, os portistas deixaram bons apontamentos em termos exibicionais. Mais perto do arranque oficial da temporada, Vítor Bruno optou por dar uma utilização consideravelmente maior aos jogadores que se preveem que possam vir a ser mais importantes durante o ano e apenas promoveu alterações já dentro do último quarto de hora.

Chama que aquece corações

Os adeptos azuis e brancos terão razões para estar satisfeitos com o que viram esta tarde. Desde cedo que o FC Porto assumiu as rédeas do encontro e se colocou numa posição de domínio perante o adversário, situação que fez de Cláudio Ramos um mero espetador durante praticamente todo o duelo.

Embora a partida não tenha sido rica em oportunidades de golo, a sensação foi sempre de que os dragões eram a melhor equipa no relvado. Depois de um arranque lento, os azuis e brancos aceleraram o ritmo a partir dos 25 minutos e não precisaram de muito mais tempo para chegar à vantagem. Marko Grujic, com um desvio de cabeça a um cruzamento milimétrico de Martim Fernandes, abriu o ativo em cima dos 33 minutos.

O golo do sérvio trouxe justiça a uma primeira metade controlada pela equipa portuguesa. Gonçalo Borges, é necessário dizê-lo, foi o elemento mais interventivo no ataque portista e um constante quebra-cabeças para a defesa austríaca. Nesta altura da preparação, o jovem extremo apresentou uma fluidez de movimentos e uma capacidade de desequilíbrio que podem servir para dar (boas) dores de cabeça a Vítor Bruno.

Golo madrugador fechou as contas

A segunda parte foi parecida com os primeiros minutos da etapa inagural. Ritmo lento, com mais bola para os dragões e um Sturm Graz muito inofensivo e que apenas nos lances de bola parada foi capaz de criar algum burburinho na área azul e branca, ainda que sem nunca ter incomodado verdadeiramente a baliza de Cláudio Ramos.

Grande parte disto também pode dever-se ao facto de os portistas terem acabado com o jogo bem cedo. Logo aos 55 minutos, Gonçalo Borges desenhou a jogada pela direita e Danny Namaso só teve de encostar, com classe, para o segundo golo da partida.

Logo após o golo, o FC Porto entrou em ritmo de cruzeiro e geriu a vantagem sem grandes sobressaltos. A espaços, os dragões ainda tiveram um ou outro lance onde poderiam ter feito o terceiro golo, mas o tento nunca surgiu.

Encerrado o estágio na Áustria, o emblema da Invicta regressa a Portugal para encerrar a pré-temporada, no próximo domingo. No Dragão, o FC Porto vai medir forças com o Al Nassr no último teste antes do arranque oficial.

Ler artigo completo