FC Porto: o que prometem os três candidatos para o feminino?

6 meses atrás 64

O FC Porto vai a eleições no próximo dia 27 de abril e, entre as várias questões defendidas pelas três listas oficializadas, há um tema comum, que certamente é do interesse de vários dos sócios e simpatizantes do FC Porto: o futebol feminino.

Como se sabe, o FC Porto é único dos ditos três grandes do futebol nacional que ainda não tem uma equipa sénior e, nesse sentido, são várias as propostas das três listas encabeças pelos três candidatos: Pinto da Costa, André Villas-Boas e Nuno Lobo

Todos pelo Porto - Pinto da Costa

Quanto à lista comandada pelo atual presidente, foi recentemente apresentado um plano para aumentar o número de equipas femininas, incluindo a criação de uma equipa sénior. 

«O futebol feminino é já uma realidade do clube, com as equipas de sub-13 e sub-15 em plena competição. Durante o próximo mandato, será nossa intenção manter esta aposta, nomeadamente com o reforço das equipas na área da formação e de competição. O FC Porto terá uma equipa sénior de futebol feminino no decorrer do próximo mandato, que lutará todas as épocas pela conquista de títulos», anunciou recentemente, em comunicado oficial, antes de revelar que já tem acordo com um clube para a aquisição de licença. 

«Não é apenas uma ideia. É obrigatório. Já temos um acordo com um clube. Eu quero, mas será uma obrigação tê-lo», afirmou Jorge Nuno Pinto da Costa, na noite desta quarta-feira, numa visita a Gondomar. 

André Villas-Boas 2024

Na lista liderada por André Villas-Boas, o plano para o feminino também é claro e, na perspetiva do candidato, há dois caminhos possíveis:

«Temos dois caminhos para a implementação. Um, o que nos atrai mais, é a construção progressiva. Faltam os escalões de sub-17, sub-19 e a equipa sénior. As sub-17 imediatamente, para haver continuação das sub-15, essa implementação parece-me necessária imediatamente e reforço da mesma. Na nossa ótica, se este for o caminho escolhido, potencialmente poderemos não criar o escalão de sub-19 e criar o escalão sénior imediatamente e entrar com ele na 3.ª Divisão Nacional. No próximo ano será o último desse escalão, no ano seguinte haverá a 4.ª Divisão feminina.

Este é o caminho da construção progressiva, à medida que também teríamos a construção progressiva da nossa academia e criaríamos mais infraestruturas para recebermos o maior número de escalões. Há também a alternativa de parcerias, um pouco à imagem do que foi feito no voleibol, com compras de licenças. É preciso equacionar custos da mesma, saber se é possível. Não tem o mesmo valor simbólico e histórico, no entanto, é outro dos caminhos», explicou em recente entrevista ao jornal Público

Sim, Somos Porto - Nuno Lobo

Por fim, na estratégia de Nuno Lobo está também algo que já tinha sido defendido pelo mesmo em 2020, quando se candidatou pela primeira vez: a criação de um equipa de futebol feminino. No entanto, não foram divulgados mais detalhes. 

Portugal

André Villas-Boas

NomeLuís André Pina Cabral Villas-Boas

Nascimento/Idade1977-10-17(46 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Inglaterra

Inglaterra

FunçãoTreinador

Ler artigo completo