FC Porto retoma vantagem e está a uma vitória da final do Nacional de hóquei

3 meses atrás 86

Num play-off que se disputa à melhor de cinco, o FC Porto manteve o padrão de vitória para a equipa da casa e fez o 2-1 na eliminatória, num encontro que conseguiu sempre controlar a partir do golo inaugural.

Os tentos da expressiva vitória portista foram apontados por Gonçalo Alves, aos 12 e 50 minutos de jogo, Ezequiel Mena, aos 15, Hélder Nunes, aos 17, e Carlo Di Benedetto, aos 50, enquanto o Sporting apenas conseguiu reduzir por João Souto, aos 37, na sequência de livre direto.

O Sporting até entrou melhor na partida, provocando vários calafrios à defensiva 'azul e branca', entre os quais uma excelente tentativa de Alessandro Verona, logo aos três minutos, que embateu no poste da baliza defendida por Xavi Malián.

Ainda assim, o conjunto da casa, alavancado por um Dragão Arena praticamente lotado, mostrou-se mais eficaz e inaugurou o marcador, por intermédio de Gonçalo Alves, aos 12, numa jogada individual pelo corredor direito, que culminou com uma 'stickada' forte para o fundo das redes.

A partir daí, o FC Porto assumiu o controlo das incidências, com ataques mais perigosos, e viria a apontar o segundo tento, da autoria de Ezequiel Mena, a partir de uma transição rápida, em superioridade num 'três para dois', depois de receber a assistência de Hélder Nunes.

O terceiro chegaria dois minutos depois, novamente a partir de um contra-ataque cirúrgico, com Hélder Nunes a rematar com muita força, a meia-distância, sem que nada pudesse o guardião Ângelo Girão fazer.

No segundo tempo, o Sporting conseguiu uma reação melhor, na procura de corrigir o prejuízo no marcador, e acabaria por reduzir aos 37, quando João Souto converteu o livre direto, enganando o guarda-redes do FC Porto na finta para depois marcar.

O conjunto 'leonino' ainda ameaçou uma reentrada na discussão do encontro, com nova bola ao poste de Alessandro Verona, aos 41, mas o resultado não se alterou até ao minuto final.

Nos últimos instantes, houve tempo para mais dois golos dos anfitriões, a avolumar o resultado - o primeiro deles por Carlo Di Benedetto, que apareceu sem marcação dentro de área, e o segundo no 'bis' de Gonçalo Alves, de 'recarga' ao livre direto cobrado pelo próprio.

O quarto jogo do play-off entre 'dragões' e 'leões' disputa-se no Pavilhão João Rocha, a partir das 16:00 do próximo domingo.

Jogo no Pavilhão Dragão Arena, no Porto.

FC Porto - Sporting, 5-1.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Gonçalo Alves, 12 minutos.

2-0, Ezequiel Mena, 15.

3-0, Hélder Nunes, 17.

3-1, João Souto, 37 (livre direto).

4-1, Carlo Di Benedetto, 50.

5-1, Gonçalo Alves, 50.

Sob a arbitragem de Manuel Oliveira e Fernando Vasconcelos, as equipas alinharam:

- FC Porto: Xavi Malián, Rafa, Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves e Hélder Nunes. Jogaram ainda: Edu Lamas, Ezequiel Mena, Telmo Pinto e Diogo Barata.

Treinador: Ricardo Ares.

- Sporting: Ângelo Girão, Nolito, Facundo Bridge, Alessandro Verona e Rafael Bessa. Jogaram ainda: Henrique Magalhães, Ferran Font, Toni Pérez e João Souto.

Treinador: Alejandro Domínguez.

Assistência: cerca de 2.300 espetadores.

Ler artigo completo