FC Porto-Rio Ave: Sem direito a 'novelas' para um arranque imaculado

1 mes atrás 47

O FC Porto regressa, ao final da tarde deste sábado, ao Estádio do Dragão, onde irá receber o Rio Ave, tendo em vista a continuidade de um arranque imaculado, de três vitórias ao cabo de tantos outros jogos, que já lhe valeu, inclusive, a Supertaça Cândido de Oliveira.

Uma partida a contar para a terceira jornada da I Liga, que surge no meio da aparentemente interminável 'novela' em torno do futuro imediato de Francisco Conceição, que, tal como foi noticiado pelo Desporto ao Minuto, não foi convocado, pese embora esteja já 100% recuperado de lesão.

Do outro lado da 'barricada', estará uma equipa que não entrou bem em 2024/25, fruto da derrota sofrida na deslocação a Alvalade, perante o campeão nacional em título, o Sporting, por 3-1, mas que se reergueu na receção ao Farense, da qual saiu vencedor, por 1-0.

Feitas as contas, ao cabo de duas jornadas, os azuis e brancos somam seis pontos conquistados em tantos possíveis, o que os deixa na parte cimeira da tabela. Os vila-condenses, por seu lado, moram a meio da tabela, com três pontos.

O FC Porto-Rio Ave irá contar com a arbitragem de Iancu Vasilica, juiz da Associação de Futebol de Vila Real, e tem apito inicial agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) deste sábado.

Treinadores em discurso direto

Vítor Bruno

Rio Ave: Na época passada, foi visível o que conseguiu no Dragão e em Vila do Conde, onde vencemos com grau de dificuldade demasiado elevado. Esperamos um jogo difícil, contra um adversário de qualidade. Teremos de estar altamente conectados com os nossos valores e o que somos enquanto FC Porto, vinculados à nossa ideia, e esperar que os adeptos continuem nesta senda de unidade e paixão. Quando estamos entranhados, tornamo-nos ainda mais fortes.

Ausência de Francisco Conceição: O Francisco tem um histórico recente de lesão. Teve 17 dias a trabalhar ao cuidado do departamento médico, tem apenas cinco dias integrado com o grupo. Senti que não estavam reunidas as condições para que atacasse este jogo naquela que tem de ser a melhor versão do Francisco. Em relação ao dossiê Juventus... O mercado é muito ativo, nesta fase.

Galeno a lateral-esquerdo: Tem-lhe sido entregue a pasta dos penáltis, é uma maneira de poder ter golo e alguns números ao longo da época. É uma forma de atenuar um eventual sentimento que possa ter de estar a jogar num espaço diferente. Não temo nada em relação ao Galeno. É um grandíssimo profissional. Tudo o que lhe pedir, sei que me vai dar.

Luís Freire

Plano de jogo: Respeitamos o adversário, mas queremos ser um Rio Ave forte no seu jogo e a procurar ferir o FC Porto. Eles têm o o avanço de ter uma equipa constituída há algum tempo, com um treinador que conhece bem os jogadores, mas vamos jogar para competir e ganhar, com humildade e trabalho.

Mexidas no plantel: Esta é uma época de reformulação para o Rio Ave. Nos últimos 40 dias chegaram 15 novos jogadores ao clube. Mas estou satisfeito com o empenho no trabalho diário. Já conseguimos festejar uma vitória, na semana passada [frente ao Farense, por 1-0], e espero que possamos mostrar agora neste jogo esse crescimento.

Diferenças no FC Porto: O Sérgio Conceição teve várias modelos de equipas no FC Porto, uns com um estilo mais associativo, na altura do Vitinha e do Fábio Vieira, e outros, por exemplo com o Marega e o Tiquinho, mais verticais. Este FC Porto, a jogar com Iván Jaime, Vasco Sousa, Namaso ou Nico González, tem um futebol muito associativo e com combinações. Mas não vou fazer comparações.

Últimos jogos

FC Porto: V-V-V-V-V

Rio Ave: D-E-D-D-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wenderson Galeno; Alan Varela, Nico González, Vasco Sousa; Iván Jaime, Danny Namaso e Fran Navarro.

Rio Ave: Jhonatan Luiz; João Tomé, Patrick William, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Marious Vrousai; João Novais, Amine Oudrihiri; Ole Pohlmann, Kiko Bondoso e Clayton Silva.

Ausências

FC Porto: Iván Marcano e Zaidu Sanusi (lesionados).

Rio Ave: Miguel Nóbrega (lesionado).

Leia Também: FC Porto 'risca' Francisco Conceição dos convocados para forçar a saída

Ler artigo completo