FEMININO | Portugal perde vantagem e permite surpresa à Polónia

1 semana atrás 35

Primeira derrota do ano para Portugal, depois da vitória no Torneio Desenvolvimento Sub-15, no passado mês de março. Na receção à Polónia, a equipa das Quinas até arrancou na frente, mas não foi capaz de manter o nível nos segundos 45', acabando por perder por 1-3 com a congénere da Europa Central.

Numa primeira parte pautada pelo equilíbrio entre as seleções, foi Portugal a única equipa capaz de fazer abanar as redes. Depois de vários avisos deixados por várias jogadoras lusas, Matilda Wadewitz bateu mesmo a oposição da tentativa de mancha de Dominka Lemanczyk na sequência de uma jogada a explorar a profundidade do ataque lusitano.

Até ao intervalo, o marcador não mais mexeu, ainda que Carolina Fernandes tenha ficado bem perto de tal objetivo, depois de um belo remate que só o poste da baliza polaca conseguiu travar. 

No decorrer do segundo tempo e sem que as oportunidades tivessem surgido em enorme quantidade, a Polónia foi capaz de empatar, pouco antes dos 70'. No aproveitamento da confusão instalada no interior da área portuguesa e perante a cerimónia em aliviar para longe, Amelia Guzenda empurrou para o fundo da baliza, iniciando o crescimento verificado da turma polaca daí em diante.

Incapaz de sair do seu terço defensivo, Portugal viu-se encurralado pela pressão forasteira, tendo sofrido a reviravolta, pouco depois. Após boa infiltração no interior da área, Sandra Piotrowska não se atemorizou com a saída dos postes de Leonor Serralheiro e operou o 1-2.

Até final, Portugal ainda tentou reagir, mas Blanka Zajac deu a machadada final nas aspirações nacionais, depois de uma desatenção defensiva das pupilas de José Paisana.

Ler artigo completo