FENPROF e SABSEG Seguros entregam Prémio Urbano Tavares Rodrigues a Lídia Jorge

9 meses atrás 79

O corretor de seguros e a federação de sindicatos de professores são parceiras nesta iniciativa que homenageia o escritor Urbano Tavares Rodrigues e pretende dar um contribuinte ativo para o enriquecimento da cultura portuguesa.

A FENPROF – Federação Nacional dos Professores, maior organização sindical nacional de professores, e a SABSEG – Corretor de Seguros independente, entregaram o Prémio Urbano Tavares Rodrigues, que a primeira promove com o apoio da segunda, a Lídia Jorge, pela mais recente obra dada à estampa pela escritora: Misericórdia.

É a segunda vez que Lídia Jorge é distinguida com o Prémio Urbano Tavares Rodrigues: a primeira ocorreu em 2015 com “Os Memoráveis”. Os jurados elogiaram a obra como um testemunho de resistência que enriquece a lista de autores de renome da literatura portuguesa contemporânea na área da ficção.

Lídia Jorge, nascida em 1946, é uma escritora reconhecida e premiada, cuja obra abrange temas sociais e políticos. O seu primeiro romance, “O Dia dos Prodígios” (1980), marcou o início de uma carreira literária notável, explorando as complexidades da sociedade portuguesa num período de transformação. A escritora continua a contribuir de forma significativa para a literatura contemporânea, explorando as nuances das relações humanas e os desafios históricos de Portugal.

O Prémio Urbano Tavares Rodrigues foi anteriormente atribuído a escritores como João de Melo, Luísa Costa Gomes, Isabela Figueiredo e Ana Cristina Silva.

A alternância deste prémio com o Prémio de Poesia António Gedeão destaca a diversidade e a excelência literária promovida pela Federação Nacional dos Professores, em parceria com a SABSEG Seguros.

Ler artigo completo