Entre todas as novidades da Ferrari este ano, a maior será o sucessor do 812 Superfast e está prometido continuar a usar o V12.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.
Mesmo na rarefeita estratosfera onde habita a Ferrari, prevê-se um ano intenso de atividade, com a marca de Maranello a prometer quatro novidades para este ano de 2023.
E já não estamos a contar com o inédito Purosangue que, apesar de ter sido revelado no final de 2022, só começará a chegar aos seus proprietários no segundo trimestre (abril-junho).
Há, no entanto, rumores que indicam que o Purosangue poderá receber este ano mais motorizações para lá do épico 6.5 V12 naturalmente aspirado que o equipa. Os candidatos mais óbvios? O V6 biturbo híbrido que já conhecemos do 296 GTB e o V8 biturbo híbrido que anima o SF90 Stradale. Qual será o escolhido? Ninguém sabe… ainda.
Quatro novidades… a primeira é conhecida amanhã
Colocando o Purosangue de parte, a primeira das quatro novidades da Ferrari para este ano de 2023 será revelada já… amanhã, dia 16 de março.
A marca italiana fez o anúncio nas suas redes sociais deixando um teaser que não deixa ver mais que um volante.
O que será? Bem, há duas possibilidades. Por um lado poderá ser o Roma Spider, a versão aberta do elegante Roma coupé. O novo modelo já tinha sido «apanhado» em fotos-espias o ano passado e sabemos que chega este ano.
O Roma Spider não deverá diferenciar-se mecanicamente do coupé, ou seja, esperem ver por debaixo do capô o mesmo 3.9 V8 biturbo de 620 cv (ou uma evolução do mesmo). Só deixa algumas dúvidas sobre o destino do Portofino M, mecanicamente idêntico e também descapotável.
A outra possibilidade é bem mais exuberante e trata-se da versão mais hardcore do SF90 Stradale que está a ser chamada de Versione Speciale. Nos protótipos de desenvolvimento, destaca-se a aerodinâmica profundamente revista — reparem na asa traseira e no aparato dianteiro:
Fica por saber se a cadeia cinemática híbrida mantém os 1000 cv de potência máxima combinada, ou se veremos este valor subir ainda mais — apostamos que vai subir…
Sucessor do 812 Superfast
Além desses dois novos modelos, entre todas as novidades que a Ferrari vai mostrar em 2023, a maior seja mesmo o sucessor do 812 Superfast.
As boas notícias é que vai manter-se fiel ao V12, devendo fazer uso de uma evolução do motor F140, o 6.5 V12 naturalmente aspirado já usado pelo 812 Superfast, pelo evoluído 812 Competizione e também pelo Purosangue. A novidade maior poderá estar na adição de algum tipo de eletrificação ao V12 deste supercarro italiano.
Já o vimos em testes na estrada, ainda que sob a «carcaça esticada» de um Roma, e até já se deixou ouvir, com o doze cilindros em V a ecoar ferozmente no mítico circuito de Fiorano.
Ainda temos de esperar mais algum tempo para o conhecermos, pois só vai ser revelado lá mais para o final do ano.
E a quarta novidade da Ferrari?
Das quatro novidades prometidas pela Ferrari, a última é ainda um mistério — apenas podemos especular. Poderá ser um novo Icona Series? O SP3 Daytona foi o último desta linhagem muito especial a ser revelado, e isso já foi no final de 2021. Quem sabe se não veremos este ano um SP4.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.