Fez falta animar a Malta

6 meses atrás 42

Portugal q.b. em Malta

Portugal cumpriu a missão e encerrou, esta terça-feira, a dupla jornada internacional com uma vitória. Na visita a Malta, a seleção lusa venceu por 0-2 e somou mais três pontos na Liga B da Liga das Nações.

Apesar de não ter realizado a melhor das exibições, a equipa liderada por Francisco Neto fez o suficiente para levar de vencida um adversário frágil e recuperar a liderança do grupo, perdida na véspera para a Irlanda do Norte, que venceu a Bósnia e Herzegovina. Portugal soma agora seis pontos, mais dois do que as norte-irlandesas.

Longe de impressionar

A equipa lusa apresentou-se com várias mexidas no onze inicial em relação ao jogo com as bósnias. A entrada em jogo foi apática, com Malta a dar, inclusive, o primeiro sinal de perigo. A pouco e pouco, porém, Portugal assumiu o comando com naturalidade e ditou o ritmo a que se jogou.

Com a equipa maltesa cada vez mais curta no terreno e remetida aos últimos 30 metros defensivos, a equipa portuguesa acabou por ser a maior inimiga de si mesma: um jogo lento, muito apoiado em cruzamentos que a defesa adversária facilmente resolveu e com lacunas ao nível da definição. Perante este cenário, a equipa da casa foi sobrevivendo com relativo conforto até ao tempo de descanso.

Embora superior às adversárias, Portugal esteve longe de colocar na relva sintética de Ta'Qali toda a qualidade que tem mostrado noutros embates. Mas num dia menos positivo, a equipa lusa teve, ainda assim, a capacidade de completar o serviço.

No arranque da segunda parte, uma grande penalidade convertida por Carole Costa, após mão na bola de Ann-Marie Said, quebrou o enguiço. Embora o jogo não tenha mudado muito em relação à etapa inaugural, foi Portugal a continuar a ter mais iniciativa.

As substituições trouxeram outra dinâmica ao ataque português, sobretudo com a entrada de Ana Capeta. A avançada do Sporting, de resto, foi a responsável por anotar o segundo golo, já à entrada para os últimos dez minutos. O lance começou nos pés de Tatiana Pinto, também ela uma das jogadoras que saíram do banco, que desmarcou Jéssica Silva dentro da área e esta cruzou rasteiro para Capeta encostar.

Até ao final, Lúcia Alves ainda viu o ferro negar o terceiro golo. Sem que a vitória tenha estado em causa, Portugal abandona Malta na liderança do grupo 3, com seis pontos em outros tantos possíveis. A seleção nacional volta a jogar no final de maio, frente à Irlanda do Norte.

Ler artigo completo