Fez-se passar por motorista junto de passageiros. Apreendidos 2.800€

4 meses atrás 57

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu, no dia 9 de maio, quase 3.000 euros, a um homem, de 41 anos, por atividade comercial não autorizada pelas entidades competentes, no Aeroporto de Lisboa.

O homem é suspeito de abordar passageiros, aliciando-os com a prática de preços baixos e dizendo-se profissional legalmente habilitado para realizar o seu transporte. No total, foram-lhe apreendidos 2.808,34 euros, segundo a PSP. 

Nesta situação em particular, "os quatro passageiros abordados não desejaram formalizar queixa crime, ainda que o processo siga os seus termos".

A força de segurança destaca que o fenómeno da angariação ilegal para serviços de transporte de passageiros "verifica-se um pouco por todos os aeroportos europeus".

Os suspeitos "dizem-se profissionais legalmente habilitados para realizarem esse transporte, quer dentro da plataforma TVDE quer serviço TÁXI, ludibriando os passageiros que interpelam e levando-os a acreditar que estão devidamente credenciados para o efeito, cobrando a estes valores que não estão estipulados em nenhum diploma legal". Em algumas situações, "no destino, são confrontados com valores completamente diferentes dos acordados sendo vítimas de burla ou de extorsão, práticas que constituem crime". 

A PSP lembra que no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a tomada de táxis se faz exclusivamente na praça das chegadas e a tomada de TVDEs no parque próprio e sempre através de plataforma (em ambos os casos, nunca na aerogare).

Leia Também: Encontrado corpo de homem na zona do Ihéu da Papôa em Peniche

Ler artigo completo