Fez-se passar por soldado, lutou contra Hamas e até esteve com Netanyahu

8 meses atrás 85

Um homem israelita que lutou contra o grupo terrorista palestiniano Hamas na Faixa de Gaza está a ser acusado de se fazer passar por soldado israelita e de roubar armas aos militares do país.

Roi Yifrach, um homem de 35 anos de Telavive, aproveitou a situação caótica que se seguiu ao ataque do Hamas a 7 de outubro para participar em operações de combate e roubar grandes quantidades de equipamento militar, incluindo armas, munições e equipamentos de comunicação sensíveis, revelou um comunicado da acusação, revelado pelo tribunal daquela cidade, noticia a Associated Press.

Yifrach foi ao sul de Israel e apresentou-se como soldado combatente de unidades antiterrorismo de elite, especialista em dispersão de bombas e membro do serviço de segurança interna Shin Bet.

O 'falso soldado' apareceu ainda numa fotografia ao lado do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, durante uma das visitas do líder às tropas no terreno.

Yifrach foi preso a 17 de dezembro, enquanto outras quatro pessoas – incluindo um polícia – foram detidas por suspeitas de estarem relacionadas com os roubos de armas.

No entanto, Eitan Sabag, advogado de Yifrach, afirmou ao Canal 12 de TV de Israel que Yifrach desceu ao sul para ajudar como paramédico em nome de uma organização de primeiros socorros e lutou para defender Israel durante mais de dois meses.

"Ele juntou-se a uma unidade de combate de elite dentro de Gaza e lutou contra terroristas do Hamas, com a aprovação das FDI [Forças de Defesa de Israel], com equipamento militar fornecido a ele pelas FDI", frisou o advogado, acrescentando que "o Estado de Israel, que não conseguiu proteger os seus cidadãos, está agora a perseguir um cidadão, o meu cliente, que se ofereceu como voluntário para Israel".

A acusação afirma que Yifrach esteve em Gaza durante várias semanas e roubou equipamentos, incluindo um rifle de assalto, 14 granadas, um drone, três detonadores e outros objetos.

Leia Também: Ataque em Beirute foi "crime israelita para arrastar Líbano" para guerra

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo