FIGURAS DO JOGO | Os tanques e os flanqueadores

1 hora atrás 18

Análise aos jogadores

2024/09/29 20:31

FC Porto

Avançado

20 anos

Samu Aghehowa

Um verdadeiro goleador

É um tanque e um matador. Voltou a marcar, mas, além disso, mostrou que é uma verdadeira referência completa. Explora bem as desmarcações em espaço curto, é forte de cabeça e sabe segurar de costas. Tivesse ele uma noite mais inspirada na finalização (teve dois lances de claro golo que não aproveitou) e podia ter terminado com mais do que um golo. Nota ainda para o duelo muito interessante que teve com Popovic. Ganhou uns e perdeu outros

FC Arouca

Defesa

24 anos

Boris Popović

Travou tudo...o que foi possível

Pode parecer estranho colocar nos destaques um central de uma equipa que sofreu quatro golos, mas só o é para quem não viu o jogo. O central do Arouca esteve num nível impressionante. Para começar, evitou dois golos, primeiro a Pepê e depois a Samú, e esses são só os que seriam golos garantidamente. Além disso, foram imensos os duelos que ganhou perante Samú e companhia. Foi traído pelo vendaval da segunda parte, mas foi o principal responsável pelo resultado não ter atingido valores extremos.

FC Porto

Avançado

26 anos

Wenderson Galeno

A veia goleadora não o larga

Galeno é uma verdadeira referência par Vítor Bruno. Quando a equipa está mais apagada, é para ele que é canalizado o jogo e, por norma, faz o jogo abanar. Foi o que fez na primeira parte. Tivesse decidido melhor alguns lances e podia ter desbloqueado o jogo logo na primeira parte. Depois, no segundo tempo ajudou a esmagar o Arouca e ainda teve tempo de marcar um golo de cabeça (a meias com as costas).

anos

Muito solto e influente

Quando o Arouca passou a jogar com 10, foi essencial a explorar os buracos que vieram da direita. Aproveitou da melhor forma o arrastamento que Pepê fazia e criou vários lances de perigo. Ganhou várias vezes a linha, mesmo na primeira parte, e ofereceu o primeiro golo a Samú. Não contou como assistência, mas apenas porque o primeiro remate foi bloqueado.

FC Porto

Defesa

25 anos

Francisco Moura

Tomou o gosto de assistir

Foi mais perigoso e consistente que João Mário, mas o princípio foi o mesmo. O lateral esquerdo apareceu sempre bem a dar profundidade e a criar perigo pela esquerda. Depois, voltou a assistir para um golo, algo que já se tornou normal nos jogos do FC Porto. Moura está cada vez a solidificar-se como um dos melhores laterais esquerdos do futebol português.

FC Arouca

Guarda Redes

24 anos

Nico Mantl

Entrou na derrocada

É certo que teve algumas defesas muito boas, sem dúvida. Tem uma a Fábio Vieira e uma de reflexos no final da primeira parte que vão fazer parte do resumo. Porém, quando a equipa entrou em desnorte ele  foi um dos responsáveis. Para além de ter oferecido um golo, ainda teve uma série de lances onde as suas más abordagens podiam ter custado caro.

FC Porto

Médio

21 anos

Vasco Sousa

Alguns erros de posicionamento

Não se pode dizer que tenha feito um mau jogo, mas muita da capacidade do Arouca em furar as zonas de pressão do FC Porto, na primeira parte, vieram por alguns erros seus de posicionamento. Podia ter visto o amarelo cedo e acabou por sair ao intervalo, para que o FC Porto pudesse capitalizar a vantagem númerica

FC Arouca

Avançado

25 anos

Güven Yalçin

Deitou tudo a perder

Sem nexo. Com a equipa a jogar bem, o avançado viu dois amarelos em dez minutos. O primeiro por retardar um pontapé de baliza e o segundo por uma entrada muito dura. Deitou tudo a perder. Antes disto tudo, ficou perto do golo, com um remate que deu sensação de golo.

Ler artigo completo