Filipe Martins e o trabalho com Vasco Matos: «Claramente perfil de treinador principal»

4 meses atrás 62

Rosto conhecido dos tempos de I e II Liga enquanto jogador, é como treinador que Vasco Matos começa a dar cartas. Estratega da subida do título do Santa Clara - apenas uma época depois da descida -, vários são os aspetos que suscitaram a curiosidade do nosso portal em seu redor.

Técnico principal até 2019/20, foi no staff de Filipe Martins - antigo técnico do Casa Pia - que o recém-vencedor do segundo escalão encontrou o espaço de preparação, antes da estreia à frente de um banco de suplentes no contexto do futebol profissional.

Sem tempo a perder, o zerozero foi ao encontro do ex-timoneiro dos gansos...

Brio defensivo idêntico ao do Casa Pia?: «Teve esse mérito»

Estávamos no verão de 2020, quando as agulhas entre dois velhos conhecidos se alinharam: «Conheço o Vasco desde a formação do Estrela da Amadora e foi uma conversa que se proporcionou. Já tinha experiência como treinador principal e manifestou-me que queria ter uma envolvência diferente, perceber os campeonatos profissionais, mas nunca escondeu que um dia que queria voltar a ser treinador principal.»

Vasco Matos conciliou reforços aos jogadores que transitaram de 22/23 @Kapta+

«Cumprimos os três anos juntos [de 2020/21 a 2022/23], onde atingimos sempre os objetivos que o Casa Pia nos propôs. Fizemos as coisas de uma maneira muito simples e ele, ao receber o convite do Santa Clara, foi muito claro comigo. O perfil dele é claramente do treinador principal», esclareceu ainda.

Terminada a estadia conjunta, naturalmente, algumas ideias partilhadas seguiram para território insular. O registo defensivo foi uma das imagens de marca deste Santa Clara e o paralelismo com o Casa Pia de Filipe Martins natural de estabelecer.

«No Casa Pia, sempre fomos uma equipa com muito rigor defensivo, a primazia era defender bem. Nesta II Liga é muito importante isso e ele teve esse mérito. Para mim, há um elemento fundamental: o João Batista, elemento mais ligado à organização defensiva. É muito competente e com certeza, também teve mérito nessa parte do processo», desvendou.

A personalidade vincada e a «prova de fogo» da próxima época

Três anos de convivência diária conferiram as condições ideias para Filipe Martins traçar um perfil das qualidades técnicas e humanas - que se fundem entre elas - e que dão corpo e alma ao líder dos açorianos.

Vasco Matos
2023/2024

39 Jogos
23 Vitórias
12 Empates
4 Derrotas

56 Golos
23 Golos sofridos

ver mais �

«O Vasco tem uma personalidade muito vincada e não tenho nada a apontar-lhe. É alguém que leva o futebol muito a sério e que é muito profissional naquilo que faz», assegurou. No entanto, a ligação entre o bom trabalho já realizado e os desafios que estão por vir, mereceram o devido realce, a começar pela próxima campanha e pelo contexto envolvente da mesma.

«Terá uma prova de fogo, que é manter o Santa Clara e os níveis de sucesso que teve na II Liga. Com certeza, será um teste muito bom para se afirmar como treinador principal», considerou ainda.

A concluir, Filipe Martins não deixou passar a possibilidade de voltar a encontrar antigo adjunto, na reta final da conversa com o zerozero: «Vai ser muito natural que, mais dia, menos dia nos defrontemos. Vai ser um prazer.»

Ler artigo completo