Fim de semana de decisões na Liga 3: as contas da subida, manutenção e descida

5 meses atrás 78

Reta final da terceira edição da Liga 3, sobretudo na Fase de Manutenção, que este fim de semana entra na última jornada. Eis as contas de todas as decisões - manutenção, descida e promoção - no terceiro escalão do futebol português.

Como referido anteriormente, a Fase de Subida ainda tem mais umas semanas de ação e, por isso, não se decide já. Nesse seguimento, comecemos então pelas duas séries da Fase de Manutenção.

Fase de Manutenção - Série 1

A Série 1, composta pelos clubes localizados mais a norte, continua em aberto no que às descidas diz respeito. A 90 minutos do final, só AD Fafe, Trofense e AD Sanjoanense garantiram a manutenção. Por isso, Canelas 2010, Anadia FC e Vianense estão em risco de descida, o que tonifica o entusiasmo para o Vianense-Anadia FC da última jornada.

Ainda assim, independentemente do resultado, ambos os clubes podem descer, caso o Canelas 2010 vença na receção ao primeiro classificado, o AD Fafe. O Canelas 2010, em antepenúltimo e, até ver, fora da zona vermelha, é quem está melhor colocado para confirmar a manutenção. A formação de Vila Nova de Gaia até pode perder e continuar na Liga 3, desde que o jogo entre Vianense e Anadia FC termine empatado.

Os últimos dois clubes a serem referidos têm a vida mais complicada. Nenhum depende totalmente de si próprio: o Vianense precisa de vencer e o Canelas tem de perder para a Liga 3 continuar a ser jogada em Viana Castelo; o Anadia FC também necessita de vencer e, além disso, o Canelas não pode ganhar.

Fase de Manutenção - Série 2

Na Série 2, há decisões em cima e em baixo. Sporting B e Caldas SC já sabem que ficam na Liga 3; Pêro Pinheiro já sabe que regressa ao Campeonato de Portugal. Pelo meio, há indecisão entre 1º Dezembro, Amora FC e FC Oliveira do Hospital.

A nível de confrontos, o cenário é, na teoria, mais favorável ao FC Oliveira do Hospital, que defronta o já despromovido Pêro Pinheiro. Sporting B-Amora FC e 1º Dezembro-Caldas SC compõem a restante jornada.

Vamos às contas: o FC Oliveira do Hospital confirma a manutenção caso ganhe e o Amora não vença ou o 1º Dezembro perca - o empate chega caso o Amora FC perca.

Há mais Liga 3 em Amora em caso de vitória; em caso de empate, se o FC Oliveira do Hospital empatar também ou se o 1º Dezembro perder por uma diferença superior a três golos; e em caso de derrota, se o FC Oliveira do Hospital também perder.

Para o 1º Dezembro, basta não perder; caso perca, a manutenção fica garantida à mesma se o FC Oliveira do Hospital não ganhar ou se o Amora perder.

Fase de Subida

Esta fase ainda está distante do final, por isso não há tanta necessidade de utilizar - para já, claro - a calculadora. Contudo, podemos ter as primeiras subidas confirmadas à Segunda Liga já neste fim de semana. SC Braga B e FC Alverca ocupam essas posições e podem carimbar já a promoção.

O FC Alverca é promovido caso:

vença. empate, o SC Braga B não perca e o FC Felgueiras não vença. perca, o SC Braga B ganhe, o FC Felgueiras perca e a Académica não ganhe.

Já o SC Braga B sobe à Segunda Liga se:

 vencer, o FC Felgueiras perder e o FC Alverca não perder. vencer, o FC Felgueiras perder, o FC Alverca perder e a Académica não ganhar.

Ler artigo completo