Finais da NBA: Para vencer, Dallas tem de fazer o que 156 equipas não fizeram

3 meses atrás 68

Há números míticos na NBA. Os 100 pontos de Wilt, as 15 806 assistências de John Stockton, entre muitos outros. Um deles, é o 3-0 em série de playoff. E, neste caso, é mítico porque, em quase 80 anos de história, ainda nenhuma equipa conseguiu virar uma série de sete jogos, depois de ver com esta desvantagem. Isso significa que, para os Dallas Mavericks se sagrarem campeões esta temporada, vão ter de fazer história.

Com a derrota no jogo 3 da finais, na madrugada desta quinta-feira, a equipa do Texas aumentou para 157, o número de equipas que já estiveram a perder por 3-0 nos playoff. Será que vão acabar com a estatística?

Para além de nunca ter existido uma reviravolta de 3-0 para 3-4, há apenas quatro exemplos de equipas que, estando a perder 3-0, conseguiram fazer o 3-3, forçando um jogo 7. Curiosamente, o caso mais recente até aconteceu com estes Boston Celtics, na temporada passada. A equipa verde conseguiu forçar um jogo decisivo em casa, contra os Miami Heat nas finais de conferência, mas perderam.

Fugir à varridela

Para além da questão histórica de virar um 3-0, os Dallas Mavericks ainda têm outro desafio, o de evitar perder por 4-0 nas finais, algo que não acontece desde 2018. Na história das finais, existiram apenas nove varridelas (sweep), como dizem nos EUA.

A lista de sweeps das finais:

2018 - Os Golden State Warriors, de Kevin Durant aos Cleveland Cavaliers, de LeBron James 2007 - Os San Antonio Spurs, de Tim Duncan aos Cleveland Cavaliers, de Lebron James, na altura apenas no seu quarto ano de Liga  2002 - Os Lakers, de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal aos New Jersey Nets, de Jason Kidd 1995 - Os Rockets, de Hakeem Olajuwon , contra os Orlando Magic, de Shaquille O'Neal, na altura apenas terceiro ano de Liga 1989 - Os Detroit Pistons, de Isiah Thomas , contra os Lakers, de Magic Johnson , sendo que este sofreu uma lesão durante as finais 1983 - Os Philadelphia 76ers, de Julius Erving contra os Lakers, de Magic Johnson 1975 - Os Golden State Warriors, de Rick Barry contra os Washington Bullets (agora Wizards) 1971 - Os Milwaukee Bucks, de Kareem Abdul-Jabbar , contra os Baltimore Bullets 1959 - Os Boston Celtics, de Bill Russell contra os Lakers, de Elgin Baylor

Ler artigo completo