Final de loucos de Q1 na Austrália vale Q2 a Raúl Fernández e Enea Bastianini: Acosta, Zarco, Marini «morreram na praia»

2 horas atrás 15

Que final de loucos foi esta Q1 em Phillip Island, quando a segundos do cronómetro chegar a zero muitos foram os pilotos a estarem, e logo depois a deixarem de estar na Q2: Raúl Fernández fez por merecer o lugar, mesmo no final, tal como Enea Bastianini, com infelicidade para Pedro Acosta, Johann Zarco, Luca Marini e Jack Miller.

A Q1 tinha alguns nomes que muitas vezes temos visto em ano na Q2, como é o caso de Enea Bastianini, Fabio Quartararo, Aleix Espargaró, Pedro Acosta ou até o homem da casa, Jack Miller.

Quartararo foi o líder nos primeiros minutos e foi sucedido por Johann Zarco, com Miller em segundo; Bastianini e Taka Nakagami estavam na garagem até que a sessão chegou a meio.

Após a habitual paragem era a altura do tudo ou nada para o ataque à Q2 e Luca Marini com um tempo de 1:33.980s passou para a frente e melhorou depois o seu tempo para 1:32.940s, com Acosta a 0.130s, em segundo.

Com pouco mais de cinco minutos por correr Acosta passou para a frente da sessão (1:31.627s), mas era de esperar que os tempos caíssem verdadeiramente nesta fase final da sessão.

Acosta e Marini eram os principais protagonistas para já mas era o rookie a brilhar mais do que qualquer um, ao entrar no segundo 30, em 1:30.853s. Bastianini pouco depois fez um tempo exatamente igual ao do #31, mas era Acosta quem estava na frente da sessão por ser dele a segunda melhor volta (em comparação direta) com a do italiano.

E Acosta continuou e tirou quaisquer dúvidas sobre quem era para já, a dois minutos do finais, o mais veloz: 1:29.976s, agora com Raúl Fernández em segundo a 0.690s, mas por pouco tempo: Miller passou para o segundo lugar, ficando assim a 0.768s do #31, agora que Acosta uma vez mais melhorou o seu tempo para 1:29.817s.

A quatro segundos do final de sessão Bastianini passou para a frente e Acosta estava em risco porque Miller estava ao ataque, tal como R. Fernández, entre outros.

Zarco confirmava Acosta fora da Q2, mas Marini passava para a frente e Zarco passava de segundo para terceiro, e depois Bastianini e R. Fernández faziam o primeiro e segundo tempo.

Acosta, em poucos segundos passou de primeiro na sessão para 15.º na grelha de partida.

Ler artigo completo