Finalmente aí está ela: Arón Canet estreia-se a vencer no Moto2 em Portimão!

1 mes atrás 45

Arón Canet é finalmente vencedor no Moto2! 69 tentativas, 15 segundos lugares, e foi hoje em Portugal que, aos 24 anos, Canet conquistou a primeira vitória na classe intermédia.

Manuel González – autor da pole position – Fermín Aldeguer e Arón Canet eram os três pilotos que partiam da primeira fila no GP de Portugal na classe intermédia, onde a temperatura se situava nos 22ºC.

O arranque decorreu com Aldeguer em bom plano e a passar desde logo para a frente da corrida, Alonso López era segundo e Ai Ogura terceiro. González era quarto e Albert Arenas quinto. Na volta seguinte López viu o seu colega a dar-lhe uma aberta e atacou, para assim passar para a liderança em Portugal.

Seguiu-se depois uma luta aguerrida entre outros dois pilotos, González e Arenas, com o #18 a defender-se com sucesso.

Aldeguer passou novamente para a frente mas recebeu uma péssima notícia: foi penalizado com duas Long Lap, depois de ter cometido uma infração no início. López passaria, ainda antes do #54 cumprir a primeira volta longa.

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) March 24, 2024

Em causa esteve um arranque ilegal por parte de Aldeguer que, instantes antes do arranque da corrida já tinha a sua moto a andar, o que constitui uma ilegalidade. Na sua primeira volta longa, Aldeguer retomou a corrida em 11.º.

Canet entretanto chegou a segundo e era o piloto mais veloz em pista, e Ogura era terceiro. González era quarto e Joe Roberts quinto. Aldeguer já havia ganho uma posição e estava no top dez.

A 15 voltas do final González chegou a terceiro em troca com Ogura. López liderava com 0.532s sobre Canet. Segundo depois Aldeguer cumprir a segunda volta longa, retomando a corrida em 13.º.

Double long lap penalty served ☑️@Aldeguer54 will have to start his comeback from 13th 💨#PortugueseGP 🇵🇹 pic.twitter.com/HzO1jWtqZb

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) March 24, 2024

Nas voltas seguintes a vantagem de López estava a diminuar, agora em 0.199s, mas o #21 voltaria a dobrar essa diferença para Canet, com o #44 a ter por sua vez 0.378s sobre González.

Xavi Cardelús caiu e bandeira amarela foi levantada no primeiro e segundo setor da pista. O piloto da Fantic Racing pareceu não ter ficado com mazelas. Aldeguer era, novamente, décimo na corrida, quando faltavam ainda 11 voltas para o final.

No quarto setor da pista… desastre para López! Com uma vantagem de 0.6s sobre Canet, caiu. O desastre para a Beta Tools SpeedUp era considerável mas López voltou à pista.

Canet passava assim a ser o novo líder, Roberts era segundo e González terceiro. Ogura e Arenas completavam o top cinco.

A sete voltas do final assim estava o top dez, com Aldeguer a dar passos importantes para entrar na luta pelo direito a sonhar… com a vitória, por muito difícil que tal parecesse ser possível:

Celestino Vietti recebeu entretanto uma penalização por ter ultrapassado durante a bandeira amarela, cumpriu o castigo mas rapidamente voltou à posição em que estava antes.

Ayumu Sasaki caiu, pouco depois, mas parecia estar saudável e sem problemas de maior.

Aldeguer via Ogura a 0.116s, e na frente Canet tinha os eventos sobre controlo com 0.972s de vantagem sobre González, segundo. Roberts era nesta fase um dos pilotos, entre os da frente, com mais dificuldades em manter o ritmo. Quatro voltas para o final!

Só um desastre iria evitar que Canet não vencesse em Portimão, já que o #44 levava 1.3s de vantagem sobre Roberts, que, via González a apenas 0.090s. Aldeguer tentou um derradeiro ataque a Ogura que se defendeu e, a partir daí o futuro piloto da Ducati começou a não conseguiu manter o japonês tão próximo.

Ogura e González estavam a batalhar com intensidade e Ogura, que chegou a estar à frente de González foi ultrapassado pelo espanhol novamente e já na última volta, com os dois em batalha e Aldeguer logo atrás, Ogura teve um sobressalto e Aldeguer chegou a quarto.

A corrida terminaria com a confirmação da primeira vitória de sempre de Canet no Moto2! Roberts foi segundo e González terceiro.

Ler artigo completo