«Fiz a jogada do SC Braga e tive o final que sempre quis, fui jogar para o Vitória SC»

2 horas atrás 24

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Já retirado do futebol, Rui Miguel viveu dos melhores anos da sua carreira ao serviço do Paços de Ferreira e do Vitória SC, entre 2008 e 2011. No entanto, o antigo médio-ofensivo revelou que, entre as passagens pelos castores e pelos conquistadores, o seu destino podia ter sido outro... 

«Eu estou completamente desligado do futebol, portanto não tenho de puxar o saco a ninguém. As coisas foram mesmo assim. Eu adorava e adoro o Vitória SC, desde pequeno. Em Portugal, quem é que não gosta do clube? Toda a gente fica encantada com a massa associativa. Quando eu jogava em Paços de Ferreira, andava sempre a cantar músicas do Vitória SC no balneário, ainda que, nessa altura, eu não tivesse qualquer ligação com o clube. Só tinha ficado com as músicas na cabeça depois de jogar contra eles», começou por dizer. Ainda assim, foi o grande rival dos vitorianos que demonstraram interesse numa primeira fase: 

Rui Miguel
Vitória SC
Total

51 Jogos  2528 Minutos

ver mais >

«Entretanto essa época [2008/09] está para terminar e o meu empresário liga-me a dizer que há a possibilidade de eu rumar ao SC Braga. Eu respondi “Porreiro, espetáculo. Fala com eles e vê qual é a melhor situação”. A única coisa que ele me disse é que o assunto tinha de ficar entre nós, que o SC Braga tinha pedido confidencialidade absoluta. Passados dois/três dias, liga-me um jornalista do jornal ‘O Jogo’ a perguntar sobre o meu futuro, visto que eu estava em Paços de Ferreira emprestado. Eu pensei ‘Vou fazer aqui uma jogada...’»

A partir daqui, a situação aqueceu...

«Comecei por lhe dizer que não tinha nada, que não sabia. No entanto, quando ele vai para desligar, eu digo “Olha, vou confidenciar-te uma coisa, mas isto tem de ficar entre nós”- eu sabia que não ia ficar- “Há aqui a possibilidade do SC Braga, fui contactado pelo clube”. Mal desligo o telemóvel digo a um amigo com quem estava em Paços de Ferreira “Vou para o Vitória SC, tenho esse feeling”, isto sem que ninguém do Vitória SC tivesse falado comigo», continuou Rui Miguel, que teve depois o desfecho que sempre quis: 

«O que é que eu fiz? A jogada do SC Braga porque eles não queriam que saísse a notícia. No dia a seguir, havia uma peça no jornal a dizer “SC Braga interessado em Rui Miguel, tudo encaminhado”. Nesse mesmo dia o meu empresário liga-me a dizer que as pessoas do SC Braga estavam muito chateadas e eu só respondi “Não sei de nada, não falei com ninguém. Não fui eu, foi alguém da empresa. Se estão chateados já não é problema nosso”. Eu fiz a jogada para ver se alguém do Vitória SC me dizia alguma coisa. O que é certo é que passado umas semanas fui contactado pelo clube e acabei onde sempre quis.»

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter
Ler artigo completo