«Fizemos tudo até aqui bem feito e queremos continuar a fazê-lo»

4 meses atrás 73

A Seleção Nacional Sub-17 defronta, esta quarta-feira, a Itália, na final do Campeonato da Europa e, João Santos, selecionador nacional, já lançou os dados para o encontro que tem início marcado para as 18h30. 

Em conferência de imprensa, o treinador nacional elogiou todo o percurso da equipa das Quinas até à final, revelou o que espera da seleção adversária e deixou um desejo: levantar a Taça no fim. 

Todos disponíveis: «Todos os jogadores estão operacionais para amanhã que é o que nos interessa, que estejam todos disponíveis para que, com o seu contributo e a sua competência, tenhamos sucesso.»

Itália: «É sempre uma equipa muito organizada, combativa, com valores individuais muito bons. Esperamos um jogo com qualidade, emoção e que seja uma festa do futebol numa final de sub-17.»

Continuar as boas exibições: «Temo-nos pautado por apresentarmos um futebol positivo, gostamos de marcar golos, portanto é isso que esperamos amanhã. Somos uma equipa que cria muitas oportunidades. Num ou noutro momento não fomos tão eficazes, mas ao longo desta época temos um registo enorme de golos marcados e é nesse caminho que queremos continuar a seguir, independentemente contra quem seja.»

Balanço da prova até aqui: «Aquilo que lhes tenho dito é que tenho um enorme orgulho no trabalho que foi realizado, desde o início de agosto. Chegamos à final com imenso orgulho, com a consciência tranquila de que fizemos tudo até aqui bem feito e de que queremos continuar a fazê-lo até ao fim do jogo de amanhã.».

Além de João Santos, também Diogo Ferreira, guarda-redes e um dos capitães de equipa, falou aos jornalistas. 

Reconhecimento: «O meu trabalho está a ser reconhecido e considero que tenho estado a um bom nível, mas o mais importante é a equipa. Sinto que temos trabalho bem, treinado bem, jogado bem e correspondido às expectativas que os portugueses têm sobre nós. Isso é o mais importante.»

Equilíbrio emocional: «Tem sido fácil gerir as emoções, temos um bom grupo nesse aspeto. Temos trabalhado bem e o mister tem tido um papel importante nessa questão da gestão de expectativas. A equipa está com os pés bem assentes na terra e vamos fazer o máximo para a final ser nossa.»

Adversário: «Vai ser um jogo muito equilibrado entre duas grandes equipas. O futebol joga-se dentro de campo e a melhor equipa vai ganhar.»

Recorde-se que esta será a terceira vez que Portugal marca presença numa final do Europeu do escalão Sub-17. Nas duas ocasiões anteriores, em 2003 e 2016, o troféu viajou com a equipa das Quinas para Portugal. 

Ler artigo completo