FMI eleva previsão de crescimento da economia da China

3 meses atrás 74

"O crescimento económico da China deverá permanecer sólido em 5% em 2024 e abrandar para 4,5% em 2025", afirmou o FMI num comunicado, divulgado após o final de uma visita de 12 dias à China de uma equipa da instituição multilateral.

O FMI previa anteriormente um crescimento de 4,6% este ano. A revisão em alta da previsão é "impulsionada por fortes dados do PIB do primeiro trimestre e por medidas políticas recentes", acrescentou o fundo.

A economia da China cresceu 5,3%, no primeiro trimestre de 2024, após ter sido impulsionada pelas políticas de estímulo do governo e o aumento da procura.

A China anunciou em 17 de maio, um dia após o início da visita da equipa do FMI, novas medidas para revigorar o setor imobiliário, depois de os últimos dados terem revelado que os preços da habitação caíram quase 10% desde o início do ano.

As autoridades reduziram a entrada para hipotecas e o limite mínimo das taxas de juro para a primeira e segunda habitações e instaram as administrações locais a comprar aos promotores imobiliários terrenos não urbanizados ou imóveis não vendidos.

Várias cidades, incluindo a capital financeira do país, Xangai, também suspenderam as restrições às transações de imóveis, que caíram 24,3% em 2022 e mais 8,5% em 2023, medidas por área útil.

O FMI saudou as medidas tomadas pela China e defendeu que "a correção em curso no mercado imobiliário, necessária para orientar o setor para uma trajetória mais sustentável, deverá continuar".

Ler artigo completo