Foi à grande e à portuguesa: As reações ao ouro, da "emoção" ao "orgulho"

1 mes atrás 74

A poucas horas de os Jogos Olímpicos terminarem, Portugal conseguiu despedir-se, este sábado, com o ouro - que vem para território nacional pelas mãos de Iúri Leitão e Rui Oliveira, após a prova de Madison, no ciclismo de pista.

Portugal conseguiu nesta edição que teve lugar em Paris, França, percorrer todo os lugares do pódio - com as pratas de  Pichardo no triplo salto (e Iúri Leitão no Omnium) e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.

A dupla festejou 'à grande e à portuguesa', homenageando Cristiano Ronaldo - craque que retribuiu o gesto.

O feito não passou em branco em nenhuma área, e não foi só no desporto que as reações surgiram.

Como reagiu Portugal?

O chefe de Estado não demorou a reagir a esta conquista lusa, com a publicação de uma nota na página da Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa destacou que sentia um "enorme orgulho" neste título olímpico, "o primeiro do ciclismo na história de Portugal".

Marcelo com

Marcelo com "enorme orgulho" nos campeões Iúri Leitão e Rui Oliveira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje um "enorme orgulho" nos campeões olímpicos de madison, os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira, vencedores desta corrida de pista nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Lusa | 18:35 - 10/08/2024

Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou a dupla, partilhando nas redes sociais uma fotografias com os dois campeões olímpicos. "Foi emocionante viver este momento na bancada", escreveu, entre outras considerações.

Parabéns, @ileitaoooo e @roliveira57! O ouro é nosso!
Ficou mais uma vez demonstrado que, com garra e determinação, os nossos sonhos concretizam-se.
Que orgulho para Portugal! 🇵🇹 pic.twitter.com/Csq3mtSeFs

— Luís Montenegro (@LMontenegropm) August 10, 2024

Também a Iniciativa Liberal recorreu à rede social X (antigo Twitter) para assinalar a conquista: "Histórico! Parabéns".

— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) August 10, 2024

O mesmo fez o Partido Socialista, que também partilhou um vídeo, acima do qual apontou: "Ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos! Extraordinários, Iuri Leitão e Rui Oliveira".

— psocialista (@psocialista) August 10, 2024

Mas fora do espetro político, também houve outras reações, como a da Guarda Nacional Republicana, que no Facebook deu os parabéns aos atletas. "Parabéns, campeões. Orgulho nacional", notaram.

E no desporto?

Depois de a dupla ter festejado 'à Cristiano Ronaldo', o craque retribuiu com uma mensagem deixada no Instagram. "Que orgulho, campeões. Parabéns Iúri Leitão e Rui Oliveira", escreveu.

A reação de Cristiano Ronaldo à medalha de Iúri Leitão e Rui Oliveira

A reação de Cristiano Ronaldo à medalha de Iúri Leitão e Rui Oliveira

Internacional português felicitou os compatriotas.

Notícias ao Minuto | 22:03 - 10/08/2024

Também Pedro Pichardo não perdeu tempo em parabenizar os colegas, considerando que a medalha era um feito "muito bom" para o desporto português. "Acho que é bom para o país, também é bom para o desporto português. Temos outras modalidades que não só o futebol a ter resultados. Acho que é muito bom para todos os portugueses", defendeu.

Também Patrícia Sampaio, que arrecadou o bronze no judo partilhou nas suas stories de Instagram o feito da dupla. "Olympic champions" [campeões olímpicos], escreveu.

Já o Comité Olímpico de Portugal partilhou a publicação da conta oficial dos Jogos Olímpicos, esta última que dava conta do primeiro ouro para Portugal, após uma prova "incrível".

"Os portugueses conquistaram o título olímpico de Madison do Ciclismo de Pista em Paris 2024!!", escreveu também o (COP).

🇵🇹 Portugal's first gold medal in these Olympic Games comes from the track cycling team!
An incredible performance in the Madison
-
🇵🇹 La première médaille d'or du Portugal dans ces Jeux Olympiques vient de l'équipe de cyclisme sur piste !
Une incroyable performance dans le… pic.twitter.com/jLJBHSjH9S

— Paris 2024 (@Paris2024) August 10, 2024

Leia Também: Iúri Leitão é o primeiro português a ter 2 medalhas nuns Jogos Olímpicos

Ler artigo completo