Foi surpresa no Clássico e saiu ovacionado: ponto de viragem para Eduardo Quaresma?

5 meses atrás 86

O Clássico ganhou novos contornos quando, a poucas horas do pontapé de saída, chegou a informação de que Seba Coates não iria poder dar o seu contributo ao Sporting. Sem o seu capitão, Rúben Amorim teve de pensar uma alternativa, e eis que assim surgiu uma enorme surpresa no onze: Eduardo Quaresma.

Fora os diminutos minutos de utilização em 2023/24 - pouco mais de 60, divididos por três jogos -, destacava-se que o defesa central não era titular pelo Sporting desde janeiro de 2021, num empate com o Rio Ave (1-1)! Passados quase três anos desde a última oportunidade no onze, foi lançado às feras para um difícil duelo com o FC Porto, com a liderança da Primeira Liga em jogo.

Em conferência de imprensa, o treinador do Sporting explicou a decisão, baseada na preferência por trocar uma só peça (entrada de Quaresma por Coates, empurrando Diomande para o meio) em detrimento de mexer várias, como seria a entrada de Nuno Santos para o recuar de Matheus Reis e ainda a possível troca de Geny por Esgaio para equilibrar as alas, sabendo que o técnico prefere apenas um elemento mais ofensivo.

«Saiu um e entrou outro, para não mudar tudo aquilo que treinámos. Com tudo o que se disse, de que não ganhávamos estes jogos, eu chegar num dia sem treino e mudar as peças todas só porque um saiu. Isso ia fazer, quanto a mim, asneira.»

Impressionou Alvalade, mas não surpreendeu Amorim

A escolha de Rúben provou-se sensata, uma vez que a formação verde e branca bateu o FC Porto por 2-0 e conseguiu o tão ambicionado salto para a liderança isolada, mas pareceu especialmente iluminada quando Eduardo Quaresma se destacou como um dos melhores em campo.

Criou um golo que seria invalidado @Kapta+

Perante Galeno, um dos elementos em melhor forma do lado visitante, o central de 21 anos foi seguro e chegou a somar um trio de cortes brilhantes. Ganhou ainda maior destaque em cima do intervalo, quando protagonizou um lance que seria mágico, caso válido: intercetou o contra-ataque adversário, combinou com um colega e embalou pela esquerda até armar o cruzamento perfeito para Gyökeres fazer o 2-0!

Mesmo não sendo o autor do golo, Quaresma celebrou efusivamente e chegou até a emocionar-se. O VAR viu uma falta sobre João Mário e por isso o lance foi anulado, mas não foi possível invalidar o apreço dos adeptos, que aos 60 minutos, aquando a substituição, ovacionaram o jogador.

«Ele consegue fazer este tipo de jogos quando está concentrado, o que me preocupa é ele conseguir manter este nível, apesar de achar que ele merece», disse Amorim após o jogo, dizendo não ter ficado surpreendido com a exibição.

Quando poucos esperavam, até porque o Sporting não está propriamente mal servido de defesas centrais, Eduardo Quaresma pode ter vivido, esta segunda-feira, um ponto de viragem na sua carreira profissional...

 Sporting CP x FC Porto

 Sporting CP x FC Porto

Ler artigo completo