Forças curdas intercetam drones lançados contra Erbil no norte do Iraque

8 meses atrás 87

Na segunda-feira, a zona foi alvo de ataques de 'drones' e mísseis dos Guardas da Revolução Iraniana.

De acordo com um comunicado do organismo antiterrorista da região autónoma do Curdistão, "três 'drones' explosivos enviados para a base militar da coligação internacional contra (a organização terrorista) Estado Islâmico (EI) foram destruídos no Aeroporto Internacional de Erbil esta manhã [hoje]".

A nota sublinha que os dispositivos foram intercetados às 05:05 locais (02:05 em Lisboa) sobre o complexo aeroportuário de Erbil, onde se encontra instalada a base da coligação.

Até ao momento não foram obtidos mais pormenores sendo que se desconhece ainda a eventual relação entre o ataque de segunda-feira e o ataque ocorrido hoje de manhã.

As bases norte-americanas, tal como outras bases dos Estados Unidos no Iraque e na Síria, têm sido alvo de ataques com mísseis e 'drones' por parte de grupos iraquianos pró-iranianos desde o início da guerra entre Israel e o grupo palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

O ataque com 'drones' a Erbil ocorre poucas horas depois de a Guarda Revolucionária Iraniana ter lançado mísseis balísticos contra a mesma zona. 

Este primeiro ataque, segundo as autoridades curdas, fez quatro mortos.

Os Guardas Revolucionários afirmaram que o local no Curdistão iraquiano que atacaram com mísseis era o "centro de desenvolvimento de operações de espionagem e planeamento de ações terroristas na região, e especialmente no nosso país" da espionagem da "entidade sionista", como o Estado de Israel é normalmente referido no Irão.

Leia Também: Iraque apresenta protesto ao Irão pelo bombardeamento do Curdistão

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo