Ford faz recall de quase 1,9 milhão de SUV Explorer por problema de segurança

7 meses atrás 84

A Ford anunciou um recall de quase 1,9 milhão de SUV Explorer devido a um problema de segurança que a marca acredita estar a afetar cerca de 5% dos carros chamados.

Ford Explorer

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration dos Estados Unidos da América (EUA), o recall da Ford abrange 1.889.110 SUV Ford Explorer dos anos modelos de 2011 a 2019.

A Ford anunciou o recall de quase 1,9 milhão de carros, devido a um problema de segurança que poderá fazer com que os painéis de acabamento do para-brisa se soltem e voem, intercetando outros motoristas. O mecanismo que segura esses painéis parece estar a soltar-se, pelo que a Ford quer repará-lo.

Segundo a fabricante, o problema deverá estar a afetar cerca de 5% dos carros Explorer que foram chamados.

Ford

Conforme partilhado pela Associated Press, a Ford disse estar ciente de 568 reclamações sobre o problema, bem como de mais de 14.000 relatórios de garantia a alegar que as peças estavam em falta ou desconectadas.

Os proprietários dos Explorers afetados serão notificados do recall a partir de 13 de março, e os carros deverão ver-se inspecionados por um concessionário local, assim que as peças necessárias estiverem disponíveis.

De qualquer modo, assegurou que não tem conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos ocorridos como resultado do problema.

EUA já estavam de olho no problema nos Explorer da Ford

Os reguladores dos EUA iniciaram uma investigação sobre o problema há 12 meses, altura em que foram registadas mais de 160 reclamações. Inicialmente, a Ford decidiu não fazer um recall, por considerar que a peça era de tamanho insignificativamente pequeno.

Contudo, as entidades reguladoras americanas disseram que se ele voasse, poderia aumentar a probabilidade de ocorrer um acidente, tanto para o Explorer quanto para qualquer outro veículo que viajasse atrás ou próximo dele.

Ler artigo completo