Formato volta a mudar: o que esperar da Taça da Liga 2024/25?

7 meses atrás 71

Nova edição da Taça da Liga? Novo formato a caminho. Depois de duas temporadas com a competição a ser disputada com fase de grupos e seguida por uma final four, há nova alteração em vista.

A notícia surgiu em março do ano passado com a direção da Liga Portugal a aprovar a mudança apenas dois meses depois. A sugestão de um modelo alternativo da prova partiu do Vitória SC e do respetivo presidente, sendo que está perto de entrar em vigor.

Como ponto a favor desta alteração está a reformulação da Liga dos Campeões. Os calendários de jogos ficam ainda mais densos e passou a existir a necessidade de uma revisão de calendarização das provas internas e da forma como estas são disputadas.

Como será a partir de 2024/25? 

Depois de duas edições com fase de grupos e final four, a Liga Portugal aprovou a mudança já para a próxima temporada. A próxima Taça da Liga será diferente do habitual - pelo menos, dos últimos dois anos.

O FC Porto venceu a última edição da prova, mas não está presente na atual final four @Catarina Morais / Kapta +

A prova passará a ser disputada por oito clubes, numa espécie de modelo de quartos-de-final. Daqui, as quatro equipas vencedoras participarão na final four.

Quem se qualifica para participar na Taça da Liga são as equipas classificadas nos primeiros seis lugares da classificação final da Primeira Liga no ano anterior à edição e os primeiros dois lugares da classificação final da Segunda Liga da época desportiva transata.

A título de exemplo, caso ambos os campeonatos terminassem neste momento, Sporting, Benfica, FC Porto, Vitória SC, SC Braga e Moreirense classificavam-se por estarem presentes no top-6 da Liga Portugal Betclic. Santa Clara e CD Nacional teriam vaga via dois primeiros lugares na Liga Portugal SABSEG.

Quantos formatos já existiram na história da Taça da Liga?

A Taça da Liga teve a sua estreia ainda em 2007/08, sendo esta a 17ª edição de uma prova que já contou com... sete alterações de formato e segue para uma oitava. O zerozero fez o levantamento de todas.

Na primeira vez que a competição disputada, ainda denominada Carlsberg Cup, foi composta por quatro eliminatórias, uma fase de grupos e final disputada entre os dois primeiros lugares do grupo único - no fundo, uma pequena liga a quatro.

Nas duas seguintes edições, igualmente com o mesmo nome, eis que aparece (de forma praticamente imediata) o segundo modelo: uma eliminatória, duas fases de grupos, meias-finais - onde entrava o melhor segundo classificado dos grupos - e final.

A partir de 2010, seguiram-se cinco anos com o mesmo formato e sem qualquer brand name associado. A prova começava com uma fase de grupos, seguida de uma eliminatória, voltava a nova fase de grupos, e terminava com meias-finais e final.

A Taça CTT, ainda viva na memória, foi disputada entre 2015 e 2018... com novo modelo - o quarto das contas. Duas eliminatórias, seguida por uma fase de grupos, meias-finais e final.

De 2018 em diante, o nome permaneceu o dos dias de hoje: a Allianz Cup. No entanto, apesar de não ter alterado o naming já alterou de formato por duas ocasiões e ainda reverteu por duas vezes. Vamos por partes: nas duas primeiras edições (com este nome), foi mantido o formato que a Taça CTT deixou. Em 2020/21 - ainda durante a COVID-19 - o formato alterou para apenas quartos de final e final four, sendo que, em 2021/22, voltou a ser disputado em duas eliminatórias, fase de grupos, meias-finais e final.

Em 2022/23 dividiu-se apenas em fase de grupos, meias-finais e final, mas a atual edição começou por ser disputada com duas eliminatórias, seguida de grupos e, agora, temos a final four à vista.

Em 2024/25, seguir-se-á o oitavo modelo da Taça da Liga.

Ler artigo completo