Fórum Banca: Mário Centeno debate desafios do sector esta quinta-feira

8 meses atrás 94

O temas do ESG e da Inteligência Artificial marcam a edição que se realiza esta quinta-feira, 1 de fevereiro, e que conta com cobertura e transmissão online no site e redes sociais do JE.

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, vai marcar presença no Fórum Banca 2024, que terá lugar no próximo dia 1 de fevereiro em Lisboa, e que conta com a organização do JE e da PwC. Não perca a oportunidade de ficar a conhecer todos as novidades sobre a banca, assim como a previsão dos protagonistas do sector para o ano de 2024.

O habitual encontro anual que junta os melhores especialistas do setor vai realizar-se no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre as 9h00 e as 13h00, aproximadamente. O tema forte desta edição serão os critérios ESG de sustentabilidade ambiental, social e de governance, que prometem assumir cada vez mais relevância para o sector financeiro e para as empresas nacionais, incluindo no acesso a crédito bancário. Além disso, destaque ainda para um tema que é transversal a todo o sector e que ganha especial relevância em áreas que se encontram em profunda transformação, como é o caso da banca: será a Inteligência Artificial uma evolução ou uma revolução? A resposta será dada neste encontro. A abertura desta conferência estará a cargo de António Brochado Correia, presidente da PwC Portugal e N’Gunu Tiny, fundador da Media Nove.

Desafios do sistema bancário
Às 9h15, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal vai transmitir aos presentes a sua visão sobre o sistema bancário português e os seus desafios e logo de seguida, às 9h40, Martin Neisen, partner da PwC Alemanha, apresenta o seu ponto de vista relativamente ao reforço da resiliência financeira com foco especial na CRD VI e CRR III, regulamento relativo aos requisitos prudenciais para as instituições de crédito e fundos de investimento. A meio da manhã, às 10h05, Luís Filipe Barbosa, partner da PwC Portugal, aborda as tendências, desafios e oportunidades do sector bancário num ‘outlook’ a não perder.

ESG: uma visão integrada
Após uma pausa para café, a partir das 11h, tempo para a primeira das duas mesas redondas do Fórum Banca, ambas moderadas por Filipe Alves, diretor do JE e publisher da Media Nove. A primeira vai abordar o desafio do ESG, numa visão integrada de rentabilidade, sustentabilidade e responsabilidade, e conta com os contributos de Paulo Macedo, CEO da CGD; Miguel Maya, CEO do Millennium BCP; Mark Bourke – presidente do Conselho de Administração Executivo do Novobanco e Pedro Leitão – CEO do Banco Montepio.

IA: revolução ou evolução
A finalizar e a partir das 11h50, espaço para debater se a Inteligência Artificial vai ser revolução ou uma evolução no sector bancário. Para esta reflexão, teremos as visões de João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI; Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal e Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo do Grupo Crédito Agrícola.

O Fórum Banca será transmitido em streaming na JE TV, a nossa plataforma multimédia, através do site e das redes sociais do JE.

Ler artigo completo