FPF opera revolução: Liga BPI com menos equipas e IV Divisão em 2025/26

6 meses atrás 59

Vem aí uma verdadeira revolução nas competições femininas em Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou, esta quinta-feira, que foram aprovados novos regulamentos para os campeonatos nacionais seniores, sendo que os efeitos vão sentir-se já em 2024/25, apesar de as mudanças propriamente ditas serem consumadas em 2025/26.

Vamos por partes. Em 2024/25, a Liga BPI vai continuar a ser disputada por 12 equipas, como o é atualmente, mas a partir desta quinta-feira é sabido que, em 2025/26, o principal escalão feminino em Portugal vai ser encurtado para dez equipas.

Em comunicado, a FPF indicou vários objetivos que pesaram para esta decisão, tais como «melhorar a competitividade das várias provas», «aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam», «evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA» e ainda «maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes». Para este último, de resto, a federação anunciou ter já um montante de 7,8 milhões de euros destinado às temporadas 2024/25 e 2025/26.

Mas atenção, que as mudanças não abrangem apenas a Liga BPI: a partir de 2025/26 vai ser criada a IV Divisão feminina. Este quarto escalão não terá limite de equipas inscritas, à semelhança do que acontece atualmente com a III Divisão, o último escalão no futebol sénior. Nessa época, a III Divisão vai passar a ter um limite de 12 equipas, ao passo que a II Divisão mantém as 16. Contudo, também o segundo escalão sofre mudanças, mas tardias: em 2026/27, que será já a segunda época com dez equipas na Liga BPI e com a existência de um quarto escalão, a II Divisão fica mais curta, passando de 16 para 12 equipas.

Perante estas mudanças, as próximas temporadas trarão mudanças no que ao número de descidas diz respeito. Para além disto, um outro dado relevante: a partir de 2024/25, ou seja, já na próxima época, todos os jogos da Liga BPI serão disputados em relvado natural.

Ler artigo completo