França considera escandaloso que Rússia trate formadores franceses como alvos

3 meses atrás 52

"São declarações escandalosas que não ficarão sem consequências", disse o porta-voz adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Christophe Lemoine, segundo o canal BFMTV, reagindo ao porta-voz da Embaixada da Rússia em Paris, Alexander Makogonov.

"Se eles enviarem os seus soldados, os seus especialistas, os seus instrutores para solo ucraniano, para que possam treinar soldados ucranianos, para melhor atacar os russos e matá-los, constituirão naturalmente um alvo legítimo", declarou na terça-feira Makogonov.

Nesse mesmo dia, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma visita à República do Congo, sugeriu que mercenários franceses ou membros das Forças Armadas já estavam em território ucraniano e que seriam um "alvo legítimo".

Nas últimas semanas, foi levantada a possibilidade de a França enviar instrutores para acelerar a formação do Exército ucraniano, não estando descartada a possibilidade de um anúncio ser oficializado na sexta-feira, durante a visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Paris.

Ler artigo completo