França na final do torneio masculino de basquetebol

1 mes atrás 29

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

18:42

Gauleses superaram a Alemanha

A França é a primeira finalista do torneio masculino de basquetebol, depois de bater a Alemanha nas meias-finais, por 73-69. Fica agora a aguardar pelo desfecho entre Estados Unidos e Sérvia (20 horas) para saber quem será o seu opositor na disputa da medalha de ouro. À Alemanha, campeão mundial em título, resta lutar pelo bronze.

Os alemães entraram de forma decidida, como sempre liderados pelo experiente Schroeder (18 pontos), e deram a ideia de que poderiam tirar partido das prestações invariavelmente oscilantes dos franceses. O parcial de 25-18, confirmava a facilidade ofensiva que os germânicos evidenciaram no período inicial.

Contudo, mais uma vez, os gauleses - contando com o entusiástico apoio do público - souberam reagir às adversidades e no segundo quarto, mercê da súbita melhoria a defender (apenas 8 pontos sofridos), anularam a desvantagem e atingiram o intervalo já em igualdade (33-33).

A segunda parte foi diferente. A França foi sempre mais aguerrida e certeira, ao passo que os alemães perderam confiança e eficácia. À entrada dos derradeiros 5 minutos, os locais tinham 9 pontos à maior (66-57). A vitória estava perto, mas os alemães deram o tudo por tudo e chegaram a estar a somente 2 de distância (68-70) a 38.6 segundos do final, quando Franz Wagner acertou um triplo do meio da rua. Só que depois, os franceses não tremeram da linha de lance-livre e selaram mesmo o triunfo.

O espírito de luta de Yabusele (17 pontos e 7 ressaltos e 2 assistências) e Lessort, a experiência de Batum e Fournier, o jogo ‘todo o terreno’ de Cordenier (14 pt e 7 r) e os centímetros de Wembanyama (só somou 11 pt, lançando mal, mas juntou 7 ressaltos, 4 assistências e 3 desarmes) combinaram para fazer a diferença.

Por Luís Avelãs

Ler artigo completo