França: Paris novamente palco de violência

2 meses atrás 40

Como já todos esperavam, forças policiais e lojistas incluídos, a violência voltou às ruas de Paris horas depois de a esquerda ter sido dada como surpreendente vencedora das eleições.

Na capital francesa, pouco passava das 23 horas locais quedo se deram as primeiras escaramuças, que ocorreram entre um pequeno grupo de manifestantes e as forças policiais na Place de la République. O arremesso de garrafas é respondido por algumas granadas de gás lacrimogéneo lançadas pela polícia. Uma grande força policial ainda está no local – com um total de cerca de seis mil agentes espalhados pelos locais mais expostos. A imprensa francesa diz que os incidentes permanecem, por enquanto, muito localizados.

Os lojistas da praça e das redondezas trataram antecipadamente de entaipar as montras das lojas, sabendo que a violência podia voltar às ruas. Para algumas fontes, as escaramuças são da responsabilidade de um grupo conotado com a esquerda, os chamados Antifas.

Tendo ou não a ver com os incidentes, o certo é que, bem antes do fim da noite eleitoral, os responsáveis de La France Insoumise, decidiram fechar as comemorações concentradas na Place de la Bataille-de-Stalingrad. O palco montado para a ocasião foi desligado, assim como a tela que transmitia os discursos dos líderes do movimento que por lá passaram. Ao longo da noite, os resultados dos candidatos vitoriosos de La France Insoumise foram aplaudidos de pé pela multidão, assim como as derrotas do partido de Macron e principalmente do Rassemblent National.

Ler artigo completo