Francisco Neto e o jogo em Malta: «Espaço vai ser reduzido e temos de aproveitar quando houver»

6 meses atrás 62

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

18:29

Antevisão do selecionador nacional à 2.ª jornada do Grupo B3 da Liga das Nações

Depois da vitória na receção à Bósnia (3-0) Portugal volta a entrar em campo terça-feira em Malta e Francisco Neto fez esta tarde a antevisão à partida. O selecionador nacional alertou que espera "uma equipa muito organizada" e por isso as Navegadoras terão de encontrar e aproveitar espaços. 

"Malta não nos surpreendeu na sua abordagem ao jogo [0-0 com a Irlanda do Norte. Está onde está por mérito próprio e atravessa o melhor momento de sempre como seleção nacional. Tem uma ideia muito clara: sem bola, retiram o espaço ao adversário e fazem uma pressão constante ao portador da bola. Gostam de ter o esférico na sua posse. Se Portugal não estiver atento, poderá ter alguns problemas. Temos de ser muito equilibrados como fomos com a Bósnia, ocupar bem os espaços, com uma forte reação à perda e circular mais rápido a bola, porque o espaço vai ser reduzido e temos de aproveitar quando houver", referiu o técnico de 42 anos, admitindo algumas mudanças no onze. "Todas têm o seu papel e aportam coisas diferentes. Cada jogo e o adversário têm uma história diferente. Estamos a fechar algumas decisões e temos ainda um treino. As alterações poderão acontecer em torno da estratégia para o jogo e não em função de gestão de alguém em particular", explicou Francisco Neto, que falou aos jornalistas antes da sessão de adaptaçaõa ao Centenary Stadium.

De resto o recinto apresenta relvado sintético, o que, segundo o selecionador, exige natural adaptação mas não será uma dificuldade para o jogo. "Não é tão comum em contexto internacional, mas a minha preocupação passa pelo estado do relvado não estar devidamente preparado, a necessidade de água para evitar lesões. De resto, não será desculpa para a nossa melhor ou pior capacidade de resposta. É o que temos e vamos tirar o melhor partido do que nos pode oferecer."

Antes do treinador, foi Ana Borges a lançar a partida e mostrou confiança na vitória se a estratégia for cumprida. "Jogamos fora contra uma equipa muito organizada, mas sabemos que temos de focar no nosso objetivo e se conseguirmos colocar em prática o que foi pedido, que é jogar à Portugal, podemos sair daqui com os 3 pontos", frisou a ala de 33 anos, que é a mais internacional de sempre por Portugal com 170 partidas oficiais. 

Portugal entra em campo às 17h30 de amanhã no Centenary Stadium, em Ta'Qali (Malta), para a 2.ª jornada do Grupo B3 da Liga das Nações, que serve qualificação para o Euro'2025, na Suíça. 

Por Record

Ler artigo completo