'Frango Kyiv'. Menu de jantar da presidência russa envolto em polémica

1 semana atrás 35

A Ucrânia está revoltada com o menu de um jantar servido num encontro da presidência russa, em Moscovo, no âmbito da reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Em causa está um dos pratos servidos durante o evento, que aconteceu dias depois de a Rússia ter atacado a capital ucraniana, atingindo, entre outros, um hospital pediátrico. O menu foi partilhado e denunciado pelo Ukrinform.

O prato é conhecido como 'Chicken Kyiv' [Frango de Kyiv]. Este é um alimento básico da culinária ucraniana, que consiste em filetes de frango enrolados em manteiga fria, depois panados e fritos ou assados.

O mesmo nome é usado para designar um discurso protagonizado pelo presidente norte-americano George H. W. Bush, em Kyiv, em 1991, dias antes da Declaração da Independência da Ucrânia.

O enviado da Ucrânia à ONU, Serhiy Kyslytsya, condenou a escolha da ementa, afirmando que esta torna evidente "a degradação moral da Rússia".

Este almoço surge depois de o Conselho de Segurança da ONU ter reunido, na quarta-feira, após o ataque russo a um hospital pediátrico em Kyiv que matou 38 pessoas.

Leia Também: "Estamos a lutar". Zelensky chega a Washington para cimeira da NATO

Ler artigo completo