Fraude no PRR em Itália: 600 milhões desviados, 22 detidos em megaoperação

5 meses atrás 53

04 abr, 2024 - 19:01 • Redação

Foram apreendidos bens valiosos – relógios de luxo, joias, ouro -, criptomoedas e também carros de alta cilindrada, entre os quais um Lamborghini e um Porsche. Parte dos fundos terão sido desviados de Itália para contas bancárias na Áustria, Roménia e Eslováquia.

A Procuradoria Europeia deteve, esta quinta-feira, 22 pessoas suspeitas de pertencerem a uma organização criminosa e terem desviado mais de 600 milhões de euros de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Itália.

A megaoperação aconteceu em simultâneo em Itália, Áustria, Eslováquia e Roménia.

Foram apreendidos bens valiosos – relógios de luxo, joias, ouro -, criptomoedas e também carros de alta cilindrada, entre os quais um Lamborghini e um Porsche.

Parte dos fundos terão sido desviados de Itália para contas bancárias na Áustria, Roménia e Eslováquia.

As autoridades suspeitam que a organização terá, nos últimos três anos, levado a cabo um plano para receber indevidamente os fundos europeus a fundo perdido – por via de pequenas e médias empresa fictícias – para apoiar a digitalização de serviços.

“Os suspeitos usaram tecnologias avançadas, como VPNs, cloud servers, criptoativos e softwares de inteligência artificial, no esquema fraudulento e para esconder e proteger o negócio ilegal”, refere a Procuradoria Europeia, em comunicado.

Destaques V+

Ler artigo completo