FTX: Sam Bankman-Fried condenado a 25 anos de prisão por fraude

4 semanas atrás 52

Após a FTX declarar falência, em 2022, não tardou até que o seu cofundador e ex-CEO fosse detido por acusações de fraude. Largos meses depois, Sam Bankman-Fried é condenado a 25 anos de prisão.

Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da FTX

Numa sentença significativamente menor do que os 40 a 50 anos que os procuradores federais queriam para Sam Bankman-Fried, o fundador da FTX foi, hoje, condenado a 25 anos de prisão por fraude e conspiração.

Existe o risco de este homem estar em posição de fazer algo muito mau no futuro. E não se trata de um risco trivial.

Disse o juiz Lewis Kaplan antes de condenar o ex-CEO da empresa dedicada às criptomoedas.

FTX

Por sua vez, segundo avançado pela CNBC, Sam Bankman-Fried declarou ser assombrado todos os dias pela realidade de ter estragado todo o trabalho que os seus colegas tiveram a construir a FTX, assumindo a responsabilidade pelo que aconteceu com a empresa, enquanto diretor-executivo da altura.

Muitas pessoas sentem-se realmente desiludidas. E foram muito desiludidas. E sinto muito por isso. Lamento o que aconteceu em todas as etapas.

Tem sido muito doloroso assistir ao desenrolar de tudo isto. Os clientes não merecem este nível de sofrimento.

Antes de condenar Bankman-Fried, o juiz Kaplan disse que rejeitava "a totalidade do argumento do arguido de que não houve perdas" na FTX, qualificando essa alegação de "enganadora, logicamente imperfeita e especulativa".

Ex-CEO da FTX foi, hoje, condenado por fraude

Numa declaração após a sentença de Sam Bankman-Fried, citada pela CNBC, o procurador dos Estados Unidos em Manhattan apontou que ele "orquestrou uma das maiores fraudes financeiras da história, roubando mais de 8 mil milhões de dólares do dinheiro dos seus clientes".

As suas mentiras deliberadas e contínuas demonstraram um desrespeito descarado pelas expectativas dos seus clientes e pelo Estado de direito, tudo para que pudesse usar secretamente o dinheiro dos seus clientes para expandir o seu próprio poder e influência.

Evidenciou Damian Williams, dizendo que a sentença proclamada esta quinta-feira impedirá Bankman-Fried de cometer fraudes novamente, mas também serve de "mensagem importante para outros que possam ser tentados a envolver-se em crimes financeiros", pois indica "que a justiça será rápida e as consequências serão severas".

Sam Bankman-Fried, fundador e ex-CEO da FTX

Em novembro, um júri condenou Bankman-Fried por sete acusações e considerou-o responsável pelos cerca de 10 mil milhões de dólares de depósitos de clientes que desapareceram em 2022. As acusações incluíam:

Fraude eletrónica e conspiração para cometer fraude eletrónica contra clientes FTX e contra credores do fundo de hedge Alameda Research; Conspiração para cometer fraude de valores mobiliários; Conspiração para cometer fraude de commodities contra investidores FTX; Conspiração para cometer lavagem de dinheiro.

Sam Bankman-Fried planeia recorrer da sua condenação e sentença.

Ler artigo completo