Fugiu da guerra na Ucrânia e agora reabriu pub no País de Gales

6 meses atrás 63

Vladyslava Krapyvka fugiu da guerra na Ucrânia em 2022, com o seu filho mais novo, para o País de Gales e, agora, é a protagonista da reabertura de um histórico pub no centro da cidade de Newport, a cerca de 20 quilómetros de Cardiff.

Trata-se do 'The Lamb', espaço que cumpriu 160 anos de existência a 1 de março, e que tinha fechado em 2023. Reabriu, precisamente, no dia do seu aniversário, depois de uma renovação que custou a Krapyvka 25 mil libras (29 mil euros).

Segundo a BBC, a mulher ucraniana conseguiu a ajuda de amigos para financiar as obras no espaço da cidade de Newport, um dos primeiros locais em que se lembra de ter reparado ao chegar ao seu novo lar.

"Gosto de Newport, vejo um grande potencial neste lugar. As pessoas de Newport são muito amigáveis e sorridentes", disse, citada pela cadeia televisiva britânica.

Lado a lado com as suas cervejas, cidras e bebidas espirituosas, o 'The Lamb' passará, agora, a ter também produtos ucranianos em exposição. "Uma das vodcas é mesmo única, não vou vendê-la porque a fábrica em que foi feita está em território que foi bombardeado, portanto já não existe", realçou, sobre uma das garrafas que estará em exposição - mas não à venda.

Vladyslava começou por trabalhar como assistente de ensino numa escola, quando chegou a Newport, servindo depois como intérprete militar. Há quase três anos que não vê os seus pais e os seus dois filhos mais velhos, estudantes, que continuam na Ucrânia.

"Todos os dias vejo as notícias e falo com a minha família, tentam acalmar-me e dizer que está tudo bem. Obviamente é muito, muito triste. As pessoas no Reino Unido são muito amigáveis e são muito empáticas, mas, ao mesmo tempo, ninguém pode perceber como é na Ucrânia", lamentou.

Leia Também: Lucro do fabricante de cervejas Heineken cai 15% em 2023

Ler artigo completo