Fundador e ex-presidente do Bankinter morreu aos 88 anos

1 mes atrás 76

O antigo banqueiro iniciou a carreira no Santander, onde viria a ser vice-presidente. Pelo caminho, fundou o Bankinter, cujo conselho de administração presidiu durante mas de 20 anos.

Morreu esta quinta-feira, aos 88 anos, o fundador e antigo presidente do Bankinter, Jaime Botín-Sanz de Sautuola.

A informação foi avançada por aquela instituição bancária, através de uma nota de imprensa.

Nascido em 1936, na cidade de Santander (em Espanha), o seu pai foi presidente do banco Santander e, mais tarde, o irmão, Emilio Botín, ocupou o mesmo cargo. Foi precisamente no banco espanhol que Jaime iniciou a carreira, em 1957, antes de partir para a sua própria aventura.

Em 1965 fundou o Bankinter, do qual se tornou o primeiro conselheiro delegado. Mais de 20 anos depois, em 1986, tornou-se presidente do conselho de administração daquele banco, posição que ocupou até 2002.

Jaime Botín foi também um dos investidores da seguradora Línea Directa. Esta foi criada em 1995 e envolvia uma joint venture entre o Bankinter e o Bank of Scotland.

Entre 1999 e 2004, o banqueiro foi ainda vice-presidente do Santander. “Sob o seu mandato, o Bankinter transformou-se em uma das entidades financeiras mais inovadoras de Espanha”, pode ler-se na nota publicada por aquele banco espanhol.

Ler artigo completo