Furacão Milton: Florida em alerta, presos realojados. "Quem ficar, morre"

2 horas atrás 22

O Furacão Milton está a aproximar-se progressivamente da Florida, nos Estados Unidos, e está classificado como um furacão de categoria 5, a máxima, que já deixou todos os estados, com excepção de 16, em estado de emergência.

Neste momento, tem ventos máximos sustentados de 260 quilómetros por hora.

"Milton tem potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registados no centro-oeste da Florida", segundo uma atualização, realizada na terça-feira, por parte do especialista John Cangialosi, do Centro Nacional de Furacões.

Em comunicado, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) alertou que "os residentes da Florida devem preparar-se" e abandonar a sua residência se tal for indicado pelas autoridades locais.

A chegada está prevista na noite de quarta para quinta-feira e já obrigou ao realojamento de cerca de 4600 prisioneiros em outras instituições mais resistentes "sem comprometer a segurança da população", garantiu o Departamento de correções da Florida.

"Posso dizer sem qualquer dramatismo: se decidirem ficar em alguma das áreas evacuadas vão morrer" afirmou a governadora de Tampa, Jane Castor, durante uma entrevista à CNN.

Em Tampa, os residentes estão a recolher sacos de areia, que estão a ser distribuídos com ajuda de dezenas de carros, para tentarem proteger as suas casas das cheias. Estão também a ser distribuídos geradores, alimentos, água e lonas por toda a Florida. 

O furacão Milton chega poucas semanas depois do Helene, que causou inundações e vários danos no sudeste dos Estados Unidos e que provocou a morte a pelo menos 234 pessoas.

Leia Também: Furacão Milton regressa à categoria máxima ao aproximar-se da Florida

Ler artigo completo