Fuselagem de drone do tempo da Guerra Fria encontrada em praia nos EUA

5 meses atrás 61

Foi feita uma descoberta intrigante na praia de Marconi, em Cape Cod, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O que parecia ser um míssil é, afinal, fuselagem de um drone ligado a um antigo programa ultrassecreto da Guerra Fria.

A descoberta, que deixou os habitantes locais preocupados, remonta ao início deste mês. Foram os funcionários da Cape Cod National Seashore que retiraram o objeto da praia antes que fosse arrastado, revelaram, numa publicação na rede social Facebook, na semana passada.

"O historiador Bill Burke examinou o objeto e determinou que se tratava, de facto, da fuselagem de um RCAT (Remote Control Aerial Target) [alvo aéreo de controlo remoto]", lê-se ainda.

Embora possa parecer um pedaço saído um OVNI, os funcionários confirmaram que era parte de um drone da era da Guerra Fria usado para praticar tiro ao alvo. 

"Os RCAT's eram drones utilizados para a prática de tiro ao alvo em treinos antiaéreos ao largo de Marconi, num antigo campo de treino militar dos Estados Unidos (Camp Wellfleet), durante as décadas de 1940 e 50", acrescentaram os funcionários da Cape Cod National Seashore.

Durante a Guerra Fria com a União Soviética, o programa de ponta foi classificado como "ultrassecreto", tendo o Cape Cod National Seashore optado por não divulgar os planos para o RCAT recuperado.

Leia Também: China apela novamente à contenção para evitar escalada no Médio Oriente

Ler artigo completo