FUTSAL | Quatro é o número mágico: há tetra ou jogo quatro?

3 meses atrás 60

É a pergunta do milhão de euros neste sábado. No Pavilhão João Rocha, o Sporting tem a oportunidade de, ao terceiro jogo das finais, fechar um inédito tetracampeonato. Mas para isso tem de ultrapassar o SC Braga que teima em não desistir na sua segunda final de play-off da história.

O favoritismo terá de ir, de forma natural, para os leões. A equipa de Nuno Dias venceu a fase regular, colocou-se numa situação muito confortável para revalidar o título de campeão nacional e, em três das quatro partes desta eliminatória, deixou os bracarenses a zeros.

Já o SC Braga de Joel Rocha terá de se agarrar ao que de bom fez na primeira parte do primeiro jogo em Lisboa. Encostou os leões às cordas, marcou a abrir, esteve a ganhar 1-3, mas depois deixou-se domar pelo animal competitivo que é este Sporting.

Para este jogo há, em termos de disponíveis, uma certeza e uma dúvida: a certeza é que Pany, melhor do mundo em título, vai ficar de fora depois de ser expulso em Braga; a dúvida é se Robinho, chamado a fazer a antevisão aos canais do SC Braga, já estará recuperado e será opção para Joel Rocha.

Os dados estão lançados. Uma vitória do Sporting dá um tetracampeonato que nunca foi alcançado em Portugal; uma vitória do SC Braga devolve a eliminatória ao Minho e reduz a desvantagem dos Gverreiros na série. Para quem vai cair?

Nuno Dias em discurso direto

Jogo especial: «Estamos todos ansiosos, não só os jogadores. Eu também estou e não jogo, até os adeptos. Estamos todos ansiosos para que o jogo comece e acabe com vitória. Aquilo que podemos controlar são as nossas acções no jogo, a estratégia, a forma como podemos marcar, como podemos correr, para onde podemos correr, quais os sítios certos para onde devemos correr e as linhas de passe que precisamos de fechar.

O que nós controlamos é a nossa grande preocupação e perceber que é um grande jogo, muito importante para nós, não há como desvalorizá-lo. Isso era um erro da nossa parte. Não é só mais um jogo, é o jogo que poderá dar algo que nunca ninguém alcançou, algo que é inédito, algo que é um recorde, algo que perseguimos e que vamos ficar nessa história, caso aconteça.

Não podemos entrar na cabeça dos jogadores desvalorizando. Não é momento de desvalorizar. É o momento de valorizar e de dizer mesmo que tem de ser um grande jogo, não é um jogo de vida ou morte, mas é um jogo muito importante para todos nós, é um jogo que nós perseguimos e queremos que aconteçam coisas boas. Mesmo que quisesse em termos emocionais ou psicológicos dizer aos jogadores que não se preocupem e não valorizem, acho que ia ser hipócrita e acho que eles iam sentir.

@Diana Carvalho

Se há algo de que me posso orgulhar e que posso caracterizar-me perante os meus atletas é que sou honesto com eles, que sou leal, genuíno e que não lhes minto. Não era capaz de lhes mentir e de lhes dizer para não se preocuparem com este jogo, que este jogo era só mais um. Não. Este jogo é o jogo»

Zicky em discurso direto

Jogo especial: «Estamos desde o início de época a falar disso [ambicionado tetra]. Ainda não estamos a encontrar palavras para caracterizar o que podemos vir a sentir, porque é um feito que vai ficar na história do futsal se assim acontecer. Mas fazer parte disso seria, certamente, um orgulho enorme.

Desde que subi aos seniores felizmente ainda não perdi um campeonato, isso também traduz muito da dinâmica e do trabalho que a modalidade de futsal do Sporting CP tem vindo a desenvolver.

Traduz o que é a consistência de mais alto nível do Sporting CP e se isso resultar no Tetra seria um momento de muita alegria e felicidade para nós. Tenho extremo orgulho por aquilo que temos vindo a fazer e a conquistar nos últimos anos»

Joel Rocha em discurso direto

O jogo: «Vamos procurar ser a equipa que temos sido durante toda a época e durante mais minutos, uma equipa consistente, com qualidade, objetiva e muito solidária do ponto de vista defensivo. É isso que vamos procurar ser, desde o primeiro até ao último segundo»

@FPF

A vitória: «Continuar a insistir e a persistir para conseguir a primeira vitória. É um jogo de tudo ou tudo, de ganhar ou ganhar e esse é o nosso estado de espírito e a nossa mentalidade»

Robinho em discurso direto

O jogo: «Amanhã será um grande jogo. Sabemos do grau de dificuldade e que não podemos errar mais. E tenho orgulho neste grupo pelo campeonato que está a fazer»

Foco total: «A equipa de cabeça é muito forte psicologicamente e isso foi demonstrado durante a época. O nosso poder de superação é muito alto e connosco não existe tempo para dias maus.

Nós lutamos por tudo, em todos os momentos e neste jogo não será diferente. A expectativa é de um jogo difícil, pois são as duas melhores equipas da competição, mas vamos dar tudo e vamos à procura da vitória»

Ler artigo completo