FUTSAL| zerozero sofre intimidação do staff do Benfica após final da Taça da Liga

8 meses atrás 50

No final do Sporting-Benfica em futsal, o jornalista do zerozero, Daniel Sousa, foi vítima de agressões verbais por parte do staff técnico das águias. 

O incidente mancha o nome da instituição da Luz e só pode merecer absoluta reprovação por parte da administração e da direção de informação do zerozero

Vamos aos detalhes do ocorrido no pavilhão da Póvoa de Varzim, nos momentos que se seguiram à conferência de imprensa de Mário Silva, treinador do Benfica. 

O Sporting venceu por 4-2, conquistou o troféu, mas o lance que está a dar que falar envolveu Taynan, que saiu do banco de suplentes para invadir a quadra e cortar um contra-ataque dos encarnados a cerca de minuto e meio do final, numa altura em que Merlim estava caído com queixas.

No final da partida, o zerozero, presente no local, lançou de imediato a crónica alusiva ao encontro. Na capa da mesma, uma foto de Taynan nos festejos do primeiro golo. 

[Nota: a foto de Taynan foi escolhida por ser a única fotografia dentro das que o zerozero tinha disponíveis no momento do apito final que se enquadrava no contexto. O objetivo sempre foi que essa foto fosse apenas temporária e rapidamente substituída por uma da entrega do troféu aos leões. Quem sabe do trabalho, sabe que ao clicar no botão da máquina fotográfica para captar a imagem, ela não fica automaticamente editada nem é transferida para uma base de dados. Tudo isto exige trabalho manual da repórter fotográfica em pista, trabalho esse que foi feito com a maior velocidade possível.]

Após o encontro, o treinador encarnado, Mário Silva, foi o primeiro a subir à sala de imprensa, situada no piso destinado à comunicação social. A conferência de imprensa decorreu sem grandes problemas. O técnico manifestou o seu desagrado com o que se passou na quadra, mas sempre de forma respeitosa para com quem o ouvia. Aliás, temos de realçar que, apesar de ter manifestado discórdia em relação às perguntas feitas pelo zerozero, Mário Silva respondeu às mesmas de forma respeitosa e expondo o seu ponto de vista.

O que aconteceu de seguida é que não tem lugar na sociedade e não pode continuar a acontecer. No momento em que a conferência de imprensa terminou e as câmaras se desligaram, o staff técnico do Benfica, que se colocou no fundo da sala de imprensa, abordou o jornalista do zerozero no local e exigiu justificações sobre o porquê da foto de capa pertencer a Taynan, o jogador envolto na polémica e que foi, inclusive, apelidado de «vândalo» e «batoteiro».

O jornalista no local procurou, sempre de forma respeitosa, explicar aos membros da equipa técnica encarnada o porquê da fotografia. A explicação encontra-se na nota acima e foi exatamente essa que o zerozero tentou passar aos adjuntos de Mário Silva, que não se mostraram particularmente interessados em ouvir. Entretanto, o técnico, que já se dirigia para a saída, ao aperceber-se do que se passava no fundo da sala, parou junto à porta e juntou-se ao ataque verbal.

Relembramos que a conferência de imprensa decorreu dentro da normalidade e que Mário Silva, embora tenha mostrado discórdia em relação à pergunta e análise do zerozero, respondeu respeitosamente e explicou o porquê de discordar. Mas, depois de ter começado o ataque inaceitável da sua equipa técnica, aproveitou-se da situação para proferir frases como «por isso é que fizeste aquela pergunta falaciosa»«promoveste um batoteiro» ou «tens mau caráter».

Uma vez mais, o zerozero tentou explicar, de forma calma e respeitosa, o porquê da escolha da fotografia, sendo aquela a justificação real, ainda que o staff técnico encarnado e Mário Silva não parecessem acreditar. Perante a relutância, o jornalista presente no local optou pelo silêncio até que a comitiva encarnada abandonasse a sala de imprensa.

O Jornalismo atravessa dias decisivos e o zerozero continuará a tratá-lo com o cuidado que este nos exige. Sempre a pensar nos nossos milhares de leitores. 

Ler artigo completo