Galp cai e Lisboa perde terreno face às praças europeias

7 meses atrás 67

O índice PSI terminou as negociações em terreno negativo nesta quarta-feira. O recuo da energética foi o mais acentuado na praça lisboeta.

A bolsa de Lisboa perdeu 0,55%, até aos 6.100,10 pontos, apesar do dia positivo que se viveu entre as principais praças europeias.

Entre as cotadas do PSI, o maior tombo foi da Galp, na ordem de 1,64%, para 14,11 euros por título. Seguiu-se a Jerónimo Martins, ao escorregar 1,37%, até aos 21,54 euros, ao passo que a Altri perdeu 1,25% e terminou a sessão nos 4,278 euros.

Por outro lado a subida mais acentuada foi protagonizada pela Ibersol, cuja cotação em bolsa avançou 1,23%, com as ações a atingirem os 6,60 euros.

Entre os mercados europeus, o sentimento foi bastante distinto, com a maioria dos índices de maior peso a terminarem o dia com as negociações no ‘verde’. Destaque para o Reino Unido, com ganhos de 0,76%, na sequência de a inflação ter mostrado estabilidade em janeiro, apesar de as expetativas apontarem para uma aceleração.

Seguiram-se França e Itália, com subidas de 0,68% e 0,62%, respetivamente. Mais atrás, o índice agregado Euro Stoxx 50 adiantou-se 0,43%, ao passo que a Alemanha somou 0,39%. Espanha juntou-se a Portugal e fugiu ao otimismo europeu, com uma contração na ordem de 0,04%.

No mercado petrolífero, o crude está a cair 0,36% e o barril está a ser negociado em 77,59 dólares.

“A maioria dos principais índices de ações europeus encerrou em alta, com os ibéricos a serem exceção”, reitera-se na análise do departamento de mercados acionistas do Millenium Investment Banking.

“E se o PSI foi arrastado pela correção na grande parte das suas cotadas, com Galp, J.Martins e Altri a registarem a maior queda (entre 1.3% e 1,5%), o IBEX foi castigado pela queda da Banca”, pode ler-se.

“De forma geral a revelação de que a inflação no Reino Unido foi ligeiramente inferior ao esperado em janeiro e de que a economia da zona euro escapou mesmo à recessão no ano passado, ao estagnar no 4.ºtrimestre, aliada aos bons sinais na produção industrial na região, ajudaram a suportar os ganhos”, assinalam os analistas.

“O sentimento positivo que se vive em Wall Street, onde a Uber dispara perante o anúncio de um plano de recompra de ações próprias e o sector das criptomoedas se mostra muito entusiasmado pela subida da Bitcoin acima dos 51,5 mil dólares, deram sustento adicional”, acrescenta-se.

Ler artigo completo